PT
BR
Pesquisar
Definições



bananeirinha

A forma bananeirinhapode ser [derivação feminino singular de bananeirabananeira] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bananeirinhabananeirinha
( ba·na·nei·ri·nha

ba·na·nei·ri·nha

)
Imagem

BrasilBrasil

BotânicaBotânica

Planta perene vivaz (Canna indica) da família das canáceas, de caules erectos, folhas grandes e largas de cor verde, flores hermafroditas dispostas em racemos e frutos capsulares com sementes esféricas pretas, nativa da América Central e do Sul.


nome feminino

1. Bananeira pequena.

2. [Brasil] [Brasil] [Botânica] [Botânica] Denominação comum a várias plantas da família das canáceas. = CANA-DA-ÍNDIA

3. [Brasil] [Brasil] [Botânica] [Botânica] Planta perene vivaz (Canna indica) da família das canáceas, de caules erectos, folhas grandes e largas de cor verde, flores hermafroditas dispostas em racemos e frutos capsulares com sementes esféricas pretas, nativa da América Central e do Sul.Imagem = CANA-DA-ÍNDIA, CANA-ÍNDICA

etimologiaOrigem etimológica: bananeira + -inha, feminino de -inho.
bananeirabananeira
( ba·na·nei·ra

ba·na·nei·ra

)
Imagem

BotânicaBotânica

Designação de várias plantas monocotiledóneas do género Musa, da família das musáceas, originárias dos países tropicais, cujo fruto é a banana.


nome feminino

[Botânica] [Botânica] Designação de várias plantas monocotiledóneas do género Musa, da família das musáceas, originárias dos países tropicais, cujo fruto é a banana.Imagem

etimologiaOrigem etimológica: banana + -eira.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:bananal, bananeiral.
bananeirinha bananeirinha


Dúvidas linguísticas


O FLIP4 considera errado contraofensiva, propondo contra-ofensiva. Todavia, segundo o Acordo Ortográfico Da Língua Portuguesa de 1990 ainda em vigor, pode ver-se na sua BASE XVI, Art.º 1.º, Alínea b) que a vossa proposta está errada. De facto, diz-se ali (só se emprega o hífen nos seguintes casos) «Nas formações em que o prefixo ou pseudoprefixo termina na mesma vogal com que se inicia o segundo elemento: anti-ibérico, contra-almirante, infra-axilar, supra-auricular [...], semi-interno.»


Quando uma carta formal é iniciada por "Eu...", deve de ter o título? "Eu, Dr. João..." ou "Eu, D. Ana..."? No caso de ser Dona, como é a abreviatura? E no caso de ser Dom?