PT
BR
Pesquisar
Definições



bananeirinha

A forma bananeirinhapode ser [derivação feminino singular de bananeirabananeira] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bananeirinhabananeirinha
( ba·na·nei·ri·nha

ba·na·nei·ri·nha

)
Imagem

BrasilBrasil

BotânicaBotânica

Planta perene vivaz (Canna indica) da família das canáceas, de caules erectos, folhas grandes e largas de cor verde, flores hermafroditas dispostas em racemos e frutos capsulares com sementes esféricas pretas, nativa da América Central e do Sul.


nome feminino

1. Bananeira pequena.

2. [Brasil] [Brasil] [Botânica] [Botânica] Denominação comum a várias plantas da família das canáceas. = CANA-DA-ÍNDIA

3. [Brasil] [Brasil] [Botânica] [Botânica] Planta perene vivaz (Canna indica) da família das canáceas, de caules erectos, folhas grandes e largas de cor verde, flores hermafroditas dispostas em racemos e frutos capsulares com sementes esféricas pretas, nativa da América Central e do Sul.Imagem = CANA-DA-ÍNDIA, CANA-ÍNDICA

etimologiaOrigem etimológica:bananeira + -inha.
bananeirabananeira
( ba·na·nei·ra

ba·na·nei·ra

)
Imagem

BotânicaBotânica

Designação de várias plantas monocotiledóneas do género Musa, da família das musáceas, originárias dos países tropicais, cujo fruto é a banana.


nome feminino

[Botânica] [Botânica] Designação de várias plantas monocotiledóneas do género Musa, da família das musáceas, originárias dos países tropicais, cujo fruto é a banana.Imagem

etimologiaOrigem etimológica:banana + -eira.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:bananal, bananeiral.


Dúvidas linguísticas



Peço desculpa pelo incómodo, mas já pesquisei em centenas de sítios e não descobri o que pretendo. Vocês sabem qual a palavra para quinhentos equivalente a centésimo para cem?
O numeral correspondente a uma posição 500 (numeral ordinal) ou a uma das 500 partes de um todo (numeral fraccionário) é quingentésimo, como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.