Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

balsâmico

balsâmicobalsâmico | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

bal·sâ·mi·co bal·sâ·mi·co


adjectivo
adjetivo

1. Que tem as propriedades do bálsamo.

2. Odorífero, perfumado.

3. Reparador; que reanima; cordial.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "balsâmico" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...Sousa MENU DEGUSTAÇÃO Amuse Bouche Crepe de cogumelos e queijo cabra em redução de balsâmico e cenoura caramelizada Entrada Sopa do mar com tomate concassé e camarão crocante Do...

Em IN Parties

Vinagre balsâmico q..

Em As minhas Receitas

Azeite Vinagre balsâmico Preparação: Corte o tomate em

Em As minhas Receitas

10 tomatinhos cereja 1 colher de sobremesa de creme de vinagre balsâmico ou vinagre

Em As minhas Receitas

...doce assadas ou cozidas Mistura de alface, canónigos e rucula Sal, azeite e vinagre balsâmico Preparação: Coloque a mistura de folhas verdes numa travessa..

Em As minhas Receitas
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Procurei o substantivo airela (que, acredito, refere-se a uma fruta vermelha, muito comum aqui na Suécia - em sueco chama-se "lingon"). Vi em alguns lugares como "airela vermelha", mas a palavra "airela" não consta em seu dicionário. Será que existe e será que pertence mesmo à língua portuguesa?
A palavra airela surge registada em alguns dicionários e vocabulários de língua portuguesa, nomeadamente no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, e designa um tipo de baga vermelha do género Vaccinium. É muito grande a variedade de espécies de bagas que pertencem a este género e as designações vulgares para elas são variadas, como, por exemplo, arando ou arando vermelho.



Será que existe o plural de arroz em arrozes? Será que se emprega?
O substantivo arroz, apesar de ser mais frequentemente usado no singular, forma o plural arrozes, seguindo o paradigma regular das palavras terminadas em z (ex.: capazcapazes; felizfelizes; velozvelozes; xadrezxadrezes; avestruzavestruzes). A palavra arroz é considerada um substantivo não contável (ou substantivo massivo), isto é, um substantivo que designa um conjunto cujas várias partes não se podem enumerar ou contar (ex.: comprei tabaco; a frase comprei dois tabacos será entendida como comprei dois tipos de tabaco), ao contrário dos substantivos contáveis, que designam uma ou várias partes enumeráveis de um conjunto (ex.: comprei cigarros e fumei dois). Os substantivos não-contáveis podem, no entanto, admitir plural para designar qualificações ou quantificação de porções da entidade referente (ex.: fez vários arrozes para acompanhar o frango = fez vários tipos de arroz para acompanhar o frango).
pub

Palavra do dia

mar·ci·á·ti·co mar·ci·á·ti·co


(latim martiaticus, -a, -um, marcial, militar)
adjectivo
adjetivo

Relativo ao planeta Marte. = MARCIANO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/bals%C3%A2mico [consultado em 28-11-2022]