Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

baleote

baleotebaleote | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ba·le·o·te ba·le·o·te


(baleia + -ote)
nome masculino

Baleia nova; filhote da baleia. = BALEATO

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Horta é autor/ilustrador de literatura infantojuvenil (Pinok e Baleote , Dacoli e Dacolá e Rimas Salgadas, recomendados pelo Plano Nacional de Leitura)..

Em Burra de Milho

...de palavras” [ver livro] “Estrela do Céu, Estrela do Mar” [ver livro] “Pinok e Baleote ” [ver livro] Hiroxima, duas cerejeiras e um peixe-lua Yoko faz o embrulho com...

Em Crianças a torto e a Direitos

Ao nascer, o baleote tem 7 toneladas de peso!!

Em clubediamante.blogs.sapo.pt

É autor/ilustrador de literatura infanto-juvenil ( Pinok e Baleote – PNL/Casa da Leitura e Dacoli e Dacolá – PNL) e escreveu recentemente a...

Em livrosaoeste.blogs.sapo.pt

...de ler e discutir nas aulas de Português um dos seus livros, Pinok e Baleote , que narra as

Em O Mouro
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber o aumentativo de balão (de ar) e de bala (de chupar).
O uso expressivo do grau aumentativo gera por vezes formas pouco frequentes, nem sempre registadas nos principais dicionários de língua, o que não invalida a sua boa formação. Assim, os substantivos balão e bala podem formar os aumentativos balãozão e balazona, respectivamente, ainda que relativamente informais. É ainda possível gerar outros aumentativos, seguindo processos igualmente regulares da língua para esse efeito; por exemplo, bala pode formar o aumentativo masculino balão (tal como boca e cadeira formam os aumentativos bocão e cadeirão), mas, como esta forma é homónima do substantivo masculino balão (“invólucro que contém ar”), é ambígua e pode originar má interpretação. Alternativamente, pode também utilizar adjectivos que traduzam a ideia de grandeza, como, por exemplo, grande ou enorme: bala enorme, balão grande, etc.



Em pequenos dicionários de Latim - Português, não encontrei a palavra instruere. Podereis dizer-me qual o seu significado em português, como se pronuncia em latim e por que razão não se encontra naqueles dicionários?
Os verbos latinos podem ser encontrados nos dicionários de latim pela flexão da 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo, que, no caso do verbo instruere, é instruo.

O verbo latino instruere, que deu origem ao verbo português instruir, significa "inserir", "formar, pôr em ordem", "preparar, equipar, fornecer" e "ensinar, dar informação, instruir".

pub

Palavra do dia

ad·vo·ca·tó·ri·o ad·vo·ca·tó·ri·o


(latim advocatus, -a, -um, particípio passado de advoco, -are, advogar + -ório)
adjectivo
adjetivo

1. Que serve para advogar ou defender.

2. Relativo a advocacia (ex.: honorários advocatórios).


SinónimoSinônimo Geral: ADVOCATÍCIO

Confrontar: avocatório.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/baleote [consultado em 19-05-2022]