Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

bailo

1ª pess. sing. pres. ind. de bailarbailar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

bai·lar bai·lar

- ConjugarConjugar

verbo transitivo e intransitivo

1. Executar um bailado.

2. Dançar.

3. [Figurado]   [Figurado]  Não estar fixo, oscilar.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "bailo" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

sombreiro, já bailo ao Domingo com as mais no terreiro..

Em Geopedrados

" BAILÓ TODO EL TIEMPO " ESCREVEU NA SUA CONTA TJ CHAPMAN , UM DOS DJ...

Em Reencontros

BAILO DJALÓ PATENTE E NIM: Soldado 82262573 UNIDADE: 2ª Companhia de Comandos Africana TEATRO DE...

Em Alberto Helder

Mamadu Bailo Só, 82001673

Em Alberto Helder

...de Guerra de 3ª classe NOTA: pertenceu ao Grupo de Comandos Diabólicos FUZILADO: Cumeré BAILO DJAU Alferes 82066867 NASCEU: 3 de abril de 1946 INCORPORADO: 3 de abril de...

Em Alberto Helder
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Se se pode dizer que o verbo ser indica uma qualidade ou um estado permanente (ex. Ele é muito doente, O mar é salgado), enquanto o verbo estar indica uma qualidade ou um estado temporário ou pontual (ex. Ele está muito doente, O mar está calmo); qual é o uso de ser e estar em situações geográficas? Devo usar o verbo ser para dizer A escola é atrás da farmácia ou A escola está atrás da farmácia?
Na expressão de localizações geográficas deverão ser usados os verbos ser (ex.: a escola é atrás da farmácia) ou ficar (ex.: a escola fica atrás da farmácia), atendendo à estabilidade ou imobilidade dessa localização. Quando se trata de seres ou coisas móveis, a localização poderá ser feita com o verbo estar (ex.: a carrinha está em frente à porta).

Assim, reiterando o que foi dito nas respostas ser e estar e ser ou estar, o verbo ser implica qualidade ou situação que não depende de determinada(s) circunstância(s), ao contrário de estar, que implica uma eventualidade conhecida do falante.




Gostaria de saber sobre o pronome sua e a conjugação sua do verbo suar: são ditongos e não têm as sílabas separadas?
A palavra sua, quer como pronome possessivo, feminino de seu (ex.: a sua camisa), quer como forma do verbo suar (ex.: ele sua muito no trabalho), contém um hiato, isto é, duas vogais que não formam ditongo e que pertencem a sílabas diferentes. Esta palavra tem duas sílabas (su-a).
pub

Palavra do dia

clo·ro·se |ró|clo·ro·se |ró|


(francês chlorose)
nome feminino

1. [Botânica]   [Botânica]  Amarelecimento ou branqueamento patológico das folhas ou de outros tecidos normalmente verdes de uma planta, geralmente por deficiência de nutrição (ex.: clorose matizada).

2. [Medicina]   [Medicina]  Anemia que atinge geralmente mulheres jovens, caracterizada por uma palidez amarelada ou esverdeada e excessiva fraqueza, associada a perturbações menstruais. = CLOREMIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/bailo [consultado em 29-11-2022]