Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
bailebaile | s. m.
1ª pess. sing. pres. conj. de bailarbailar
3ª pess. sing. imp. de bailarbailar
3ª pess. sing. pres. conj. de bailarbailar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

bai·le bai·le
substantivo masculino

1. Sarau em que se dança.

2. Bailado.


baile funk
Festa musical em que se toca sobretudo funk carioca.

dar baile
[Informal]   [Informal]  O mesmo que dar um baile.

dar um baile
[Informal]   [Informal]  Destacar-se ou ter um desempenho superior em excelência ao de outrem (ex.: ninguém esperava que eles dessem um baile aos restantes candidatos; a menina deu um baile nas coleguinhas).


bai·lar bai·lar - ConjugarConjugar
verbo transitivo e intransitivo

1. Executar um bailado.

2. Dançar.

3. [Figurado]   [Figurado]  Não estar fixo, oscilar.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "baile" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Sou da Colômbia, estudo português e tenho dúvida no uso do Ç na ortografia.
O cê-cedilha ou cê cedilhado é um sinal gráfico (ç) que representa o som [s] antes das vogais a (ex.: cabeça), o (ex.: moço) ou u (ex.: açúcar). Este sinal nunca se usa antes das vogais e (ex.: cabecear) ou i (ex.: mocinho), pois nesses casos o cê sem cedilha (c) já tem o valor de [s]. Este sinal nunca surge em português em início de palavra.

Poderá encontrar esta e outras informações sobre assuntos semelhantes em Sinais ortográficos, na Gramática do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.




Quando se estuda a nomenclatura das substâncias químicas orgânicas, usam-se os prefixos et-, met-, prop- e but- para definir ou restringir certas características de tais substâncias. De onde vieram esses prefixos? Seriam latinos? Quais seriam os significados originais ou literais deles?
Os elementos de composição prefixais que refere resultam de reduções de palavras, normalmente de origem grega, mas frequentemente com influência latina.

But- é redução de butírico, que por sua vez deriva do grego boúturon, "manteiga", através do latim butyrum, como outras palavras que contêm o elemento butir-. Et- é redução de éter, que tem origem no grego aithêr "céu", pelo latim aether. Met- é redução de metilo, que tem origem no grego méthu, “vinho” e em húle,”madeira”. Em relação a prop-, trata-se de uma redução de propiónico, derivado do grego pró, "diante de", "antes" e de píon "gordo".

pub

Palavra do dia

guil·da guil·da
(francês guilde)
substantivo feminino

1. [História]   [História]  Organização de mercadores, de operários ou artistas ligados entre si por um juramento de entreajuda e de defesa mútua.

2. Associação privada, de interesse cultural.

3. [Ecologia]   [Ecologia]  Conjunto das espécies que exploram o mesmo tipo de recursos ecológicos (ex.: guilda granívora; guilda pelágica; guilda trófica).

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/baile [consultado em 13-11-2018]