PT
BR
Pesquisar
Definições



baiana

A forma baianapode ser [feminino singular de baianobaiano] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
baianabaiana
( bai·a·na

bai·a·na

)


nome feminino

1. [Brasil] [Brasil] Mulher da Baía.

2. [Brasil] [Brasil] Capa de couro que se usa sobre a sela.


rodar a baiana

[Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Causar discussão ou espalhafato, geralmente como protesto ou em resposta a ofensa ou provocação (ex.: vou lá rodar a baiana se não responderem dentro do prazo).

Ver também resposta à dúvida: Bahia / baía.
baianobaiano
( bai·a·no

bai·a·no

)


adjectivoadjetivo

1. Relativo ou pertencente ao estado brasileiro da Baía.

2. [Brasil: Baía] [Brasil: Bahia] Relativo ou pertencente à cidade de Salvador, capital do estado da Baía. = SALVADORENSE, SOTEROPOLITANO


nome masculino

3. Natural ou habitante da Baía.

4. [Brasil: Baía] [Brasil: Bahia] Natural ou habitante de Salvador. = SALVADORENSE, SOTEROPOLITANO

5. [Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Sporophila nigricollis) da família dos traupídeos. = SEMENTEIRO-DE-BARRIGA-AMARELA

etimologiaOrigem etimológica: Baía, topónimo + -ano.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:baianada.
Ver também resposta à dúvida: Bahia / baía.
baianabaiana

Anagramas



Dúvidas linguísticas



É correta a frase há alguns anos atrás? Ou se deve dizer apenas há alguns anos ou alguns anos atrás?
A expressão há alguns anos atrás e outras de estrutura semelhante (ex.: há dois minutos atrás, há três dias atrás), apesar de muito divulgada e de ser considerada aceitável por muitos falantes, é desaconselhada por conter em si uma redundância desnecessária: o verbo haver indica tempo decorrido (ex.: há dois anos que não a vejo; o filme acabou há uns minutos) e o advérbio atrás serve também para indicar tempo passado (ex.: semanas atrás tinha havido o mesmo problema, um minuto atrás disse o contrário). Por este motivo, será aconselhável substituir a expressão há alguns anos atrás por há alguns anos ou por alguns anos atrás.



Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.