PT
BR
Pesquisar
Definições



azorro

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
zorrozorro
|zô| |zô|
( zor·ro

zor·ro

)


nome masculino

1. Raposo.

2. [Portugal: Beira, Trás-os-Montes] [Portugal: Beira, Trás-os-Montes] Filho bastardo.

3. Criado velho.

4. Criança enjeitada.


adjectivoadjetivo

5. Que age ou se mexe devagar. = LENTO, PACHORRENTO, RONCEIRO, TARDO, VAGAROSOAPRESSADO

6. Matreiro.

7. [Brasil] [Brasil] Pessoa velhaca, manhosa.

8. [Brasil: Rio Grande do Sul] [Brasil: Rio Grande do Sul] [Zoologia] [Zoologia] Mamífero carnívoro (Lycalopex gymnocercus) da família dos canídeos, de tamanho médio, com pelagem acinzentada, ligeiramente avermelhada na cabeça e no pescoço, de hábitos crepusculares e nocturnos, encontrado no sul da América do Sul. = GRAXAIM-DO-CAMPO


a zorro

De rastos; de rojo.

a zorros

O mesmo que a zorro.

de zorro

O mesmo que a zorro.

etimologiaOrigem etimológica:alteração de zorra.

vistoPlural: zorros |ô|.
iconPlural: zorros |ô|.
iconeConfrontar: zirro, zurro.
azorroazorro

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se existe hífen nas seguintes palavras: área-meio, procuradoria-geral, coordenação-geral, coordenador-geral, procurador-geral-adjunto?
À excepção de procuradoria-geral, nenhuma das outras palavras que menciona tem registo nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. No entanto, o adjectivo geral liga-se com frequência por hífen ao substantivo quando este designa cargo ou organismo. A formação de palavras pela hifenização de dois substantivos, como é o caso de área-meio, também é frequente. Neste caso, o substantivo meio funciona como determinante do substantivo área.



Gostaria de saber a etimologia e significado da palavra Fontoura, que, ao que sei, para além de nome é igualmente uma localidade nas Astúrias. E ainda a etimologia de Gouveia, igualmente nome próprio e localidade.
De acordo com o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, da autoria de José Pedro Machado (Lisboa, Livros Horizonte, 2003), o topónimo Fontoura, que dá o nome a localidades nas regiões de Carrazeda de Ansiães, Ílhavo, Lamego, Ponte de Lima, Resende, Valença, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia, Vila Verde e Galiza, terá origem no latim Fonte Aurea, que significa “fonte dourada”.

O topónimo Gouveia, com ocorrência em Portugal e no Brasil, é de origem incerta, mas José Pedro Machado põe a hipótese de estar relacionado com o antropónimo Gaudila.

Os apelidos Fontoura e Gouveia terão origem nos respectivos topónimos.