PT
BR
Pesquisar
Definições



automatizados

A forma automatizadospode ser [masculino plural de automatizadoautomatizado] ou [masculino plural particípio passado de automatizarautomatizar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
automatizarautomatizar
( au·to·ma·ti·zar

au·to·ma·ti·zar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

Tornar ou tornar-se automático. = MECANIZAR

etimologiaOrigem etimológica:autómato + -izar.
automatizadoautomatizado
( au·to·ma·ti·za·do

au·to·ma·ti·za·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que se automatizou (ex.: tarefas automatizadas).

2. [Informática] [Informática] Que permite efectuar determinada tarefa sem recurso à intervenção humana (ex.: operação automatizada; tratamento automatizado de dados pessoais). = AUTOMÁTICO

etimologiaOrigem etimológica:particípio de automatizar.
automatizadosautomatizados

Auxiliares de tradução

Traduzir "automatizados" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Por vezes somos abordados desta forma: Deseja um café? Sim senhora, trago-lhe já. Sendo eu um indivíduo do sexo masculino, qual é a resposta correcta para esta questão e quais os erros que estão em causa?
As palavras senhor ou senhora são usadas como formas de tratamento de cortesia em relação a alguém a quem nos dirigimos. Assim, devem concordar em género e número com o destinatário da mensagem (ex.: As senhoras desejam chá? [sendo o destinatário feminino plural]; O senhor dá-me licença? [sendo o destinatário masculino singular]).

Na frase em questão na sua dúvida, trata-se de uma resposta dada coloquialmente (ex.: sim, senhora, trago-lhe já; não, senhores, não podem fazer isso), mas que mantém a forma de tratamento e deve obedecer à concordância lógica com o destinatário, pelo que a frase deverá ser, com um destinatário do sexo masculino, Sim, senhor, trago-lhe já.




Qual a forma correcta: frequência do quarto ou frequência no quarto ano?
O substantivo frequência é geralmente seguido da preposição de (ou das suas contracções), como indica o Dicionário de Regimes de Substantivos e Adjectivos (25.ª ed., São Paulo: Globo, 2000), de Francisco Fernandes, e como atestam pesquisas efectuadas em corpora e em motores de busca da Internet.