PT
BR
Pesquisar
Definições



aurora

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
auroraaurora
|ó| |ó|
( au·ro·ra

au·ro·ra

)


nome feminino

1. Parte do dia que precede o nascer do sol. = ALVA, ALVORADA, ANTEMANHÃ, DILÚCULO, MADRUGADA

2. Fenómeno luminoso nocturno.

3. [Figurado] [Figurado] Princípio da vida. = INFÂNCIA, JUVENTUDEOCASO, VELHICE

4. Período inicial. = INÍCIO, COMEÇOCREPÚSCULO, DECADÊNCIA, DECLÍNIO, OCASO

5. [Linguagem poética] [Linguagem poética] Oriente.


aurora astral

Fenómeno luminoso que consiste num brilho que se pode observar nos céus nocturnos das regiões polares do hemisfério sul.

aurora boreal

Fenómeno luminoso que consiste num brilho que se pode observar nos céus nocturnos das regiões polares do hemisfério norte.

aurora polar

Fenómeno luminoso que consiste num brilho que se pode observar nos céus nocturnos das regiões polares.

etimologiaOrigem etimológica:latim aurora, -ae.

Auxiliares de tradução

Traduzir "aurora" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Qual das expressões é a correcta: de forma a ou por forma a? Caso ambas estejam correctas, qual a diferença entre elas e quando usar uma ou outra?
As duas expressões estão correctas e são locuções prepositivas sinónimas, significando ambas “para”, “a fim de” ou “de modo a” e indicando um fim ou objectivo (ex.: procedeu cautelosamente de forma a/por forma a evitar erros), sendo a locução por forma a menos usada que de forma a, como se pode verificar pela pesquisa em corpora e motores de busca na internet. Ambas se encontram registadas em dicionários de língua portuguesa.

Estas duas expressões, construídas com a preposição a, pertencem a um conjunto de locuções (do qual fazem parte de modo a ou de maneira a) cujo uso é desaconselhado por alguns puristas, com o argumento de que se trata de expressões de influência francesa, o que, neste caso, não parece constituir argumento suficiente para as considerar incorrectas. Acresce ainda que, em qualquer dos casos, locuções prepositivas como de/por forma a, de maneira a ou de modo a desempenham a mesma função da preposição para, que neste contexto introduz frases subordinadas infinitivas adverbiais de fim (ex.: procedeu cautelosamente para evitar erros), da mesma forma que, com alterações ao nível dos tempos verbais, as locuções conjuncionais de/por forma que, de maneira que ou de modo que desempenham a função da locução conjuncional para que, que neste contexto introduz frases subordinadas finitas adverbiais de fim (ex.: procedeu cautelosamente para que evitasse erros). Não parece assim haver motivo para deixar de usar umas ou outras.