Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
Palavra não encontrada. Sugerir a inclusão no dicionário da palavra pesquisada.
pub

Dúvidas linguísticas


Na frase "Isto não lhe arrefece o ânimo", qual é o sujeito?
A frase que refere é apresentada na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, 14.ª ed., p. 126), como exemplo de uma frase em que um pronome demonstrativo (isto) tem função de sujeito. Há vários critérios para identificar o sujeito numa frase, nomeadamente critérios de concordância em número entre o sujeito e o verbo (o pronome isto implica, por exemplo, que o verbo esteja no singular).



Não aparece neste 'site' definição para a palavra sumativo, nem na secção dedicada às dúvidas linguísticas, podendo concluir-se que a palavra não existe em Português. Por que razão continuará a ser usada tanto em termos de ensino, nomeadamente na expressão "avaliação sumativa" (referindo-se a uma avaliação "de suma", que abrange a avaliação/aprendizagem feita ao longo do ano)?
Nenhum dicionário regista de modo exaustivo o léxico de uma língua e o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP) não é excepção. Apesar de não estar incluída na nomenclatura do DPLP, a palavra sumativo encontra-se registada noutros dicionários de língua portuguesa, nomeadamente no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa e no Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora, sendo formada a partir do particípio do verbo latino summare 'somar' seguido do sufixo -ivo, bastante produtivo em português. Este adjectivo significa "que é relativo a soma ou suma" (ex.: o valor sumativo das penas) ou "que engloba ou resume dois ou mais elementos (ex.: avaliação sumativa, processo sumativo, teste sumativo).
É ainda de referir que nenhum dos dicionários acima referidos regista a forma somativo, apesar de esta ser a única forma registada pelo Dicionário Houaiss e pelo Dicionário Aurélio, exclusivamente para a acepção relativa a um tipo de avaliação. Segundo o Dicionário Houaiss, a forma somativo deriva de um radical somat-, deduzido a partir do particípio somado do verbo somar, a que se junta o sufixo -ivo; segundo o Dicionário Aurélio, deriva do verbo somar, a que se junta o sufixo -tivo.

Palavra do dia

sex·ta·-fei·ra |eis| sex·ta·-fei·ra |eis|
substantivo feminino

1. O sexto dia da semana, depois de quinta-feira e antes de sábado. = SEXTA


sexta-feira da paixão
[Liturgia católica]   [Liturgia católica]  O mesmo que Sexta-Feira Santa. (Geralmente com inicial maiúscula.)

sexta-feira maior
[Liturgia católica]   [Liturgia católica]  O mesmo que Sexta-Feira Santa. (Geralmente com inicial maiúscula.)

sexta-feira santa
[Liturgia católica]   [Liturgia católica]  Sexta-feira da semana da Páscoa, em que se celebra o aniversário da morte de Jesus Cristo. (Geralmente com inicial maiúscula.)

Plural: sextas-feiras.Plural: sextas-feiras.

Ver também dúvida linguística: pronúncia de sexta-feira.
pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/auf%20Hund%20kommen [consultado em 10-04-2020]