Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

aromaticidade

aromaticidadearomaticidade | n. f.
derivação fem. sing. de aromáticoaromático
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·ro·ma·ti·ci·da·de a·ro·ma·ti·ci·da·de


(aromático + -idade)
nome feminino

Qualidade de aromático.


a·ro·má·ti·co a·ro·má·ti·co


adjectivo
adjetivo

Que tem aroma, perfumado, odorante.

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Aromaticidade – Wikipédia, a enciclopédia livre pt..

Em revendedorasdebijuterias13maioblog.blogs.sapo.mz

...hidrocarbonetos aromáticos, possue uma estrutura ciclica especial que lhe confere propriedades especiais, como “ aromáticidade ”..

Em manueldamata.blogs.sapo.pt

Benzeno e aromaticidade 14..

Em th4n0.blogs.sapo.tl

diol cíclico com duas ligações duplas, quebrando a aromaticidade ..

Em acordocoletivo.org

As brancas estão localizadas em zonas mais frescas, permitindo maior acidez e aromaticidade , situadas em cotas mais altas..

Em CLUBE DE VINHOS PORTUGUESES
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber o aumentativo de balão (de ar) e de bala (de chupar).
O uso expressivo do grau aumentativo gera por vezes formas pouco frequentes, nem sempre registadas nos principais dicionários de língua, o que não invalida a sua boa formação. Assim, os substantivos balão e bala podem formar os aumentativos balãozão e balazona, respectivamente, ainda que relativamente informais. É ainda possível gerar outros aumentativos, seguindo processos igualmente regulares da língua para esse efeito; por exemplo, bala pode formar o aumentativo masculino balão (tal como boca e cadeira formam os aumentativos bocão e cadeirão), mas, como esta forma é homónima do substantivo masculino balão (“invólucro que contém ar”), é ambígua e pode originar má interpretação. Alternativamente, pode também utilizar adjectivos que traduzam a ideia de grandeza, como, por exemplo, grande ou enorme: bala enorme, balão grande, etc.



Dezenas/centenas de milhares ou *Dezenas/centenas de milhar? Parece-me que se deve usar o plural de milhar, para concordar com o sujeito (dezenas/centenas), mas tenho ouvido frequentemente a segunda forma...
As expressões apontadas correspondem a um sintagma nominal composto por um numeral colectivo (as palavras dezena ou centena, mesmo no singular, designam uma quantidade determinada de seres ou objectos: uma dezena de carros) que estabelece a quantidade de alguma coisa especificada após a preposição de. Neste caso, trata-se de determinada quantidade de milhares, que por acaso também é um numeral, mas que deverá seguir as mesmas regras de concordância de qualquer outro substantivo. Desta forma, do mesmo modo que em dezenas de carros o ser ou objecto que está a ser quantificado deve estar no plural (*dezenas de carro seria agramatical, como indica o asterisco), a expressão correcta deverá ser dezenas de milhares ou centenas de milhares.
pub

Palavra do dia

ad·vo·ca·tó·ri·o ad·vo·ca·tó·ri·o


(latim advocatus, -a, -um, particípio passado de advoco, -are, advogar + -ório)
adjectivo
adjetivo

1. Que serve para advogar ou defender.

2. Relativo a advocacia (ex.: honorários advocatórios).


SinónimoSinônimo Geral: ADVOCATÍCIO

Confrontar: avocatório.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/aromaticidade [consultado em 19-05-2022]