Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

arengar

arengararengar | v. tr. e intr. | v. intr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·ren·gar a·ren·gar

- ConjugarConjugar

(arenga + -ar)
verbo transitivo e intransitivo

1. Fazer um discurso. = DISCURSAR, ORAR, PREGAR

2. Botar fala. = FALAR

verbo intransitivo

3. Dizer coisa ou discurso aborrecido.

4. Ter discussão ou disputa. = ALTERCAR, DISCUTIR, DISPUTAR, REZINGAR

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "arengar" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...2021 N eva com intensidade em Munique (Alemanha), cidade a cujas cervejarias costumava ir arengar o então moço Adolf, filho de Alois & Klara..

Em daniel abrunheiro

...justiça de que ele faz parte, que anda por aí montado em palanques a arengar em comícios como um qualquer político de terceira categoria??

Em portugal contempor

...continua a não ter emenda, não têm vergonha, mas irão andar a penar, a arengar e a carpir pelo menos por mais quatro anos..

Em Pinceladas Gloriosas

Foi vê-los a perorar e a arengar teorias sobre as valências de 'um pontinho de avanço' sem jogar nada, ou, nos...

Em O INDEFECTÍVEL

juiz Pedro Vaz Patto, do Tribunal da Relação do Porto (na imagem, a arengar às massas, á porta do Parlamento, contra a eutanásia, em Abril de 2018, cf..

Em portugal contempor
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostava que me informassem, se possível, sobre como se aplica o artigo na palavra personagem. Diz-se o personagem ou a personagem?
A palavra personagem entrou no português vinda do francês, e, regra geral, as palavras que no francês terminam em -age e que são masculinas (ex.: bagage, barrage, camouflage, dérapage, etc.), em português terminam em -agem e são femininas (ex.:bagagem, barragem, camuflagem, derrapagem, etc.). Acontece que o uso da palavra pelos falantes ou a influência do género masculino em francês levaram a que a palavra já esteja registada em obras lexicográficas de referência como palavra feminina ou masculina (por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa (1966) de Rebelo Gonçalves, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001), da Academia das Ciências/Verbo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2002), do Círculo de Leitores, ou no Grande Dicionário Língua Portuguesa (2004), da Porto Editora).

O artigo definido deverá então concordar com o substantivo personagem em género e número, consoante a consideremos palavra feminina (O Jasão é a minha personagem favorita) ou masculina (A Medeia é o meu personagem favorito). O que é importante é, no mesmo texto ou documento, ser coerente com a opção tomada e mantê-la.




Diz-se parecido a ou parecido com? Por exemplo, parecido ao Pai ou parecido com o Pai? Ambas as formas estão correctas?
O adjectivo parecido pode ser regido, tal como o verbo parecer de que deriva, pelas preposições a e com. Assim, ambas as expressões que refere estão correctas, assim como correctas estão as frases parece-se ao pai e parece-se com o pai.
pub

Palavra do dia

al·ma·ço al·ma·ço


(português antigo a lo maço)
adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

Diz-se de ou espécie de papel grosso.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/arengar [consultado em 26-07-2021]