Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

aquícola

aquícolaaqüícolaaquícola | adj. 2 g. | n. 2 g.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·quí·co·la |qüí|a·qüí·co·la |qüí|a·quí·co·la |qüí|


(aqui- + -cola)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que vive na água.

2. Relativo à aquicultura.

nome de dois géneros

3. Habitante da água.


• Grafia no Brasil: aqüícola.

• Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: aquícola.
• Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: aqüícola


• Grafia em Portugal: aquícola.
pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...familiar e consiste em um meio de organização da produção agrícola, florestal, pesqueira, pastoril, aquícola que são geradas e gerenciadas por uma família, a qual emprega a mão de...

Em www.blogdocolares.com

estão previstos mais de uma centena de produtos tecnológicos a serem disponibilizados ao setor aquícola ..

Em Caderno B

...aquacultura na Marismar, situada no concelho da Calheta, um projecto de digitalização do sector aquícola para um desenvolvimento sustentável da aquacultura..

Em Sergio@Cruises

, olerícolas, cana-de-açúcar, pecuária, aquícola e florestas, a subvenção ao prêmio do seguro aumentou de 35% para 40%..

Em Caderno B

...foi alheia a esta transformação e tem vindo a apresentar um crescimento do setor aquícola , pela necessidade de colmatar o défice de oferta de peixe no mercado

Em ULTRAPERIFERIA
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Inseri, no vosso corrector ortográfico, a palavra “desejante” que, há tempos, vi escrita, erradamente, em vez do adjectivo “desejoso”. Para surpresa minha, o citado corrector, no português de Portugal, não acusa o erro.
A palavra desejante, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, está averbada no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras e apresenta-se correctamente formada (através da aposição do sufixo -ante ao verbo desejar), daí a sua inclusão no léxico do corrector ortográfico do FLiP. O adjectivo desejante, cujo uso é bastante frequente (como se pode verificar através de pesquisas em corpora e motores de busca da Internet), partilha do significado do adjectivo desejoso (ex.: ela é uma pessoa desejosa de conhecimento = ela é uma pessoa desejante de conhecimento), apesar de este ser mais frequente e estar já consagrado pelo uso. Ambos resultam de processos regulares de derivação no português, pela junção, respectivamente, do sufixo -ante ao radical de um verbo e do sufixo -oso ao radical de um substantivo.



Muito agradecia que me esclarecessem se esta frase é correcta, em termos de pontuação (trata-se de uma tradução de um texto inglês, em que o discurso, assinalado entre aspas, esta na mesma linha): O Raposo reagiu imediatamente: - Como se atreve! - disse ele. Não sabe que eu sou o Rei da Floresta? Note-se que a minha questão tem a ver com a colocação do travessão a seguir aos dois pontos, sem mudar de linha.
Os dois pontos, o parágrafo, o travessão e as aspas são maneiras de assinalar graficamente o discurso directo. Não há, contudo, obrigatoriedade de uso simultâneo de todos estes recursos, pelo que a frase apontada está correcta.

Sobre assuntos relacionados, poderá consultar também as respostas travessão/ponto de interrogação combinado com ponto de exclamação e discurso directo, discurso indirecto e discurso indirecto livre.

pub

Palavra do dia

ar·tão ar·tão


(grego ártos, -ou, bolo ou pão de farinha de trigo)
nome masculino

[Pouco usado]   [Pouco usado]  Alimento feito de massa de farinha de cereais cozida num forno. = PÃO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/aqu%C3%ADcola [consultado em 16-10-2021]