Significado de apuremos-vo-las

    A forma apuremos-vo-laspode ser [primeira pessoa plural do imperativo de apurarapurar] ou [primeira pessoa plural do presente do conjuntivo de apurarapurar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    apurarapurar
    ( a·pu·rar

    a·pu·rar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Tornar puro.

    2. Aperfeiçoar.

    3. Averiguar.

    4. Reunir; juntar.

    5. [Contabilidade] [Contabilidade] Fechar, liquidar (contas).

    6. [Metalurgia] [Metalurgia] Afinar (metais).

    7. Contar (os votos).

    8. Deixar ferver até se concentrar.

    9. Trazer a limpo.

    verbo pronominal

    10. Esmerar-se.

    etimologiaOrigem:a- + puro + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "apuremos-vo-las" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    acurado | adj.

    Feito com muito cuidado e apuro....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "apuremos-vo-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      A expressão "para inglês ver", utilizada no Brasil, tem o sentido de algo que é feito apenas para atender uma formalidade, sem funcionar na prática, ou significa algo que tem ares de perfeição, de excelência na sua qualidade?


      Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.