PT
BR
Pesquisar
Definições



apresentardes

A forma apresentardespode ser [segunda pessoa plural do futuro do conjuntivo de apresentarapresentar] ou [segunda pessoa plural infinitivo flexionado de apresentarapresentar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
apresentarapresentar
( a·pre·sen·tar

a·pre·sen·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Pôr na presença de.

2. Estender-se para ser tomado.

3. Voltar para, opor.

4. Expor.

5. Mostrar, oferecer à vista.

6. Exprimir.

7. Exibir.

8. Aduzir.


verbo pronominal

9. Comparecer, aparecer.

10. Ter aparência, porte ou maneiras, que produzem boa ou má impressão.

11. [Figurado] [Figurado] Oferecer-se ao espírito.

Auxiliares de tradução

Traduzir "apresentardes" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre o uso do acento grave (chamamos de crase aqui no Brasil). Um amigo me disse que pode-se escrever à favor, alegando que é opcional o uso da crase em locuções adverbiais. Ele está correto?
A crase à é uma contracção da preposição a com o artigo definido feminino a. Para haver o uso desta crase, é necessário que haja um substantivo feminino a seguir que justifique o uso do artigo definido feminino (ex.: estava à frente = estava a[PREP]+a[ART] frente; foi à caça = foi a[PREP]+a[ART] caça). Não poderá usar a crase numa expressão como a favor, pois favor é um substantivo masculino e nunca poderia ser antecedido do artigo definido feminino a. Em alguns casos poderá haver uso de crase antes de substantivos masculinos, mas apenas em situações muito específicas, em que se pode subentender locuções como moda de ou maneira de (ex.: coelho à [maneira do] caçador).
Sobre este assunto, poderá também consultar outras respostas em regência verbal e nominal, graças a deus e crase em intervalo temporal.




Gostaria de saber a origem da palavra hospital. De onde foi formada?
A palavra hospital deriva do adjectivo latino hospitalis, -e (“que é relativo a hóspede”), usado nas locuções hospitale domus ou hospitale cubiculum (“casa de hóspedes”). A mesma palavra latina deu origem ao francês hôtel, de onde deriva a palavra portuguesa hotel.