Significado de aportava-se-tas

    A forma aportava-se-taspode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de aportaraportar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de aportaraportar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    aportaraportar
    ( a·por·tar

    a·por·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Entrar em porto.

    2. Arribar.

    3. Chegar.

    verbo transitivo

    4. Trazer a porto.

    = SinónimoSinônimo geral: PORTAR

    etimologiaOrigem:a- + porto + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "aportava-se-tas" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    aporte | n. m.

    Aquilo que concorre para um fim determinado (ex.: aporte calórico; aporte proteico)....


    aportada | n. f.

    Chegada a porto, arribada....


    importuno | adj. | n. m.

    Que importuna ou incomoda....


    abordar | v. tr. e intr. | v. tr.

    Aproximar-se da borda de outra embarcação, efetuar abordagem, geralmente para a abalroar ou assaltar....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "aportava-se-tas" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      Minha dúvida é a seguinte: Quando eu digo que vou emprestar algo (vou-te emprestar minha camiseta, por exemplo), essa frase está errada? E quando digo que vou emprestar algo de alguém (vou emprestar sua camiseta, por exemplo)? Queria saber se ambas as frases estão corretas, se são ambíguas ou algo do gênero ou se o verbo emprestar tem um jeito certo de ser usado.