Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
antibacterianoantibacteriano | adj. s. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

an·ti·bac·te·ri·a·no an·ti·bac·te·ri·a·no
(anti- + bacteriano)
adjectivo e substantivo masculino
adjetivo e substantivo masculino

Diz-se de ou substância que destrói as bactérias ou evita o seu desenvolvimento (ex.: medicamento com acção antibacteriana; foi usado um antibacteriano tópico).

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Em uma cadeia alimentar existem vários estágios. A saber, primário, secundário, terciário, quaternário. Após o estágio quaternário como deve ser falado/escrito/definido o quinto item da sequência?
A dúvida colocada não tem fácil resolução, porque as palavras em causa não se comportam como numerais ordinais, mas como adjectivos, pelo que, quando se chega ao quaternário, não parece haver continuação disponível no léxico português. A sugestão que podemos fazer é a de que se utilize em vez destas palavras os numerais ordinais, cuja continuação é mais fácil (ex.: "primeiro estágio", "segundo estágio", "terceiro estágio", "quarto estágio", "quinto estágio", etc.).



Gostaria de saber porque é que deve ser mesmo utilizado plural na concordância do substantivo Estados Unidos. Exemplo: os Estados Unidos são o país... ou devemos usar: o Estados Unidos é o país…?
Os artigos, tal como outros determinantes ou adjectivos, concordam geralmente em número e género com os nomes, independentemente de se tratar de nomes comuns ou nomes próprios. No caso em apreço, deverá utilizar o artigo definido o na sua flexão masculina e plural (os), pois o nome que determina encontra-se flexionado na sua forma masculina plural (estados). Assim sendo, deverá escrever, por exemplo, os Estados Unidos, a República Centro-Africana, os Emirados Árabes Unidos ou as Ilhas Maldivas.
Em frases copulativas com dois grupos nominais, como aquela que refere, a concordância pode ser feita com o sintagma que precede o grupo verbal se a frase estiver na posição canónica (os Estados Unidos [sujeito] são [verbo] o país mais rico do continente americano [predicativo do sujeito]) ou com o sintagma que sucede o grupo verbal se houver inversão da ordem da frase (Os Estados Unidos [predicativo do sujeito] é [verbo] o país mais rico do continente americano [sujeito]).

pub

Palavra do dia

ba·ci·lo ba·ci·lo
(latim bacillum, -i ou bacillus, -i, diminutivo de baculus, -i, varinha, vara, bastão)
substantivo masculino

1. [Biologia]   [Biologia]  Vibrião que determina doenças no organismo animal.


bacilo de Koch
[Biologia]   [Biologia]  Nome dado à bactéria que causa a tuberculose humana.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/antibacteriano [consultado em 24-03-2019]