PT
BR
Pesquisar
Definições



anjinho

A forma anjinhopode ser [derivação masculino singular de anjoanjo], [adjectivoadjetivo], [nome masculino plural] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
anjinhoanjinho
( an·ji·nho

an·ji·nho

)


nome masculino

1. Pequeno anjo.

2. Criança muito sossegada ou bem-comportada.

3. Pessoa ingénua ou bem-comportada.

4. Criança morta, geralmente antes dos sete anos.

5. [Ornitologia] [Ornitologia] Ave marinha palmípede (Bulweria bulwerii), da família dos procelariídeos, de plumagem escura, cauda e asas longas, encontrada nas ilhas macaronésicas. = ALMA-NEGRA, PARDELA-DE-BULWER


adjectivoadjetivo

6. [Informal] [Informal] Que se deixa facilmente enganar (ex.: ele foi muito anjinho e foi na conversa; vocês são mesmo anjinhos). = INGÉNUO

anjinhos


nome masculino plural

7. Instrumento metálico usado para segurar pelos dedos das mãos pessoas suspeitas de crimes.

etimologiaOrigem etimológica:anjo + -inho.
anjoanjo
( an·jo

an·jo

)
Imagem

Figura que representa um esse ser.


nome masculino

1. Ser espiritual que se supõe habitar no céu.

2. [Figurado] [Figurado] Criancinha.

3. Pessoa de muita bondade.

4. Figura que representa um esse ser.Imagem

5. Criança enfeitada que vai nas procissões.

6. Mulher formosa.


anjo custódio

[Religião] [Religião]  Anjo que se supõe atribuído por Deus a cada pessoa para a proteger e para a encaminhar para o bem. = ANJO-DA-GUARDA

anjo da paz

Pessoa que trata de reconciliar desavindos.

etimologiaOrigem etimológica:latim angelus, -i.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:coro, angelologia.
Ver também resposta à dúvida: feminino de anjo.

Auxiliares de tradução

Traduzir "anjinho" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Como funciona a pontuação quando usamos aspas em uma ou mais frases completas? Ex: A mais célebre fala de Dom Saturnino é a breve linha: "Hei de alcançar minha vitória"! ou "Hei de alcançar minha vitoria!" ou "Hei de alcançar minha vitoria!".
As aspas são sinais gráficos destinados essencialmente a assinalar citações, mas também a identificar títulos ou denominações ou a marcar certas palavras ou expressões que se pretende destacar.

Quando usadas para indicar citações que correspondem a frases completas, dotadas elas próprias de pontuação, esta deve constar dentro das aspas (ex.: A mais célebre fala de Dom Saturnino é a breve linha: "Hei de alcançar minha vitória!").

A pontuação que está dentro na citação entre aspas é independente da pontuação da frase em que essa citação é inserida. Se se tratar, por exemplo, de uma pergunta, a pontuação que indica que se trata de uma frase interrogativa deverá constar, mesmo que a frase citada já contenha outra pontuação (ex.: De quem é a fala "Hei de alcançar minha vitória!"?). Frequentemente, porém, para evitar uma sequência de sinais de pontuação, é omitida a pontuação da frase entre aspas (ex.: A mais célebre fala de Dom Saturnino é a breve linha: "Hei de alcançar minha vitória".); no entanto, esta opção não é aconselhável quando esse sinal de pontuação é importante para a compreensão ou para o sentido da frase citada (por exemplo, quando a citação termina com ponto de exclamação, ponto de interrogação ou reticências).