PT
BR
Pesquisar
Definições



angulozinho

A forma angulozinhoé [derivação masculino singular de ânguloângulo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ânguloângulo
( ân·gu·lo

ân·gu·lo

)


nome masculino

1. Espaço entre dois planos ou duas linhas que se encontram ou se cortam.

2. [Geometria] [Geometria] Figura formada por duas semi-rectas com o vértice como origem comum.

3. [Geometria] [Geometria] Medida de afastamento dessas duas semi-rectas.

4. Local onde se encontram duas paredes ou duas superfícies. = CANTO, ESQUINA

5. Saliência ou reentrância de uma superfície. = ARESTA, ESQUINA

6. Maneira de pensar, de compreender, de abordar ou de observar. = PERSPECTIVA, PONTO DE VISTA


ângulo agudo

[Geometria] [Geometria]  Ângulo menor ou menos aberto que o recto, com menos de 90 graus.

ângulo completo

[Geometria] [Geometria]  O mesmo que ângulo giro.

ângulo de incidência

[Geometria] [Geometria]  O formado pelo raio incidente e pela normal ao ponto de incidência.

ângulo de projecção

[Armamento] [Armamento]  Ângulo formado pela linha de tiro com o horizonte.

ângulo esférico

[Geometria] [Geometria]  Porção da esfera compreendida entre dois círculos máximos.

ângulo externo

[Geometria] [Geometria]  O que tem o vértice para dentro.

ângulo facial

[Geometria] [Geometria]  O que tem por vértice a base do dente incisivo e por direcção dos lados o ducto auditivo externo e o ponto mais saliente do coronal.

ângulo giro

[Geometria] [Geometria]  Ângulo que mede 360 graus.

ângulo morto

Zona que está fora do campo de visão de alguém (ex.: o ângulo morto não é apanhado por nenhum dos espelhos retrovisores do carro).

[Militar] [Militar]  O que, por estar formado por perpendiculares ao parapeito de um reduto, estabelece uma zona livre do fogo do inimigo.

ângulo obtuso

[Geometria] [Geometria]  Ângulo maior ou mais aberto que o recto, compreendido entre os 90 e os 180 graus.

ângulo raso

[Geometria] [Geometria]  Ângulo que mede 180 graus.

ângulo recto

[Geometria] [Geometria]  Ângulo que mede 90 graus.

ângulos suplementares

[Geometria] [Geometria]  Aqueles cuja soma vale dois ângulos rectos.

etimologiaOrigem etimológica:latim angulus, -i.

angulozinhoangulozinho


Dúvidas linguísticas



Devemos colocar um hífen a seguir a "não" em palavras como "não-governamental"? "Não governamental" é igual a "não-governamental"? O novo Acordo Ortográfico de 1990 muda alguma coisa?
A utilização e o comportamento de não- como elemento prefixal seguido de hífen em casos semelhantes aos apresentados é possível e até muito usual e tem sido justificada por vários estudos sobre este assunto.

Este uso prefixal tem sido registado na tradição lexicográfica portuguesa e brasileira em dicionários e vocabulários em entradas com o elemento não- seguido de adjectivos, substantivos e verbos, mas como virtualmente qualquer palavra de uma destas classes poderia ser modificada pelo advérbio não, o registo de todas as formas possíveis seria impraticável e de muito pouca utilidade para o consulente.

O Acordo Ortográfico de 1990 não se pronuncia em nenhum momento sobre este elemento.

Em 2009, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras (ABL), sem qualquer explicação ou argumentação, decidiu excluir totalmente o uso do hífen neste caso, pelo que as ferramentas da Priberam para o português do Brasil reconhecerão apenas estas formas sem hífen. Sublinhe-se que esta é uma opção que decorre da publicação do VOLP e não da aplicação do Acordo Ortográfico.

Também sem qualquer explicação ou argumentação, os "Critérios de aplicação das normas ortográficas ao Vocabulário Ortográfico do Português"  [versão sem data ou número, consultada em 01-02-2011] do Vocabulário Ortográfico do Português (VOP), desenvolvido pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), e adoptado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 8/2011 do governo português, aprovada em 9 de Dezembro de 2010 e publicada no Diário da República n.º 17, I Série, pág. 488, em tudo à semelhança do VOLP da ABL, afirmam excluir o uso do hífen nestes casos. A aplicar-se este critério, deve sublinhar-se que esta é uma opção que decorre da publicação do VOP e não da aplicação do Acordo Ortográfico. No entanto, a consulta das entradas do VOP [em 01-02-2011] permite encontrar formas como não-apoiado, não-eu, não-filho, o que implica o efectivo reconhecimento da produtividade deste elemento. Por este motivo, os correctores e o dicionário da Priberam para o português europeu reconhecerão formas com o elemento não- seguido de hífen (ex.: não-agressão, não-governamental). A este respeito, ver também os Critérios da Priberam relativamente ao Acordo Ortográfico de 1990.




Na frase "Isto não lhe arrefece o ânimo", qual é o sujeito?
A frase que refere é apresentada na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, 14.ª ed., p. 126), como exemplo de uma frase em que um pronome demonstrativo (isto) tem função de sujeito. Há vários critérios para identificar o sujeito numa frase, nomeadamente critérios de concordância em número entre o sujeito e o verbo (o pronome isto implica, por exemplo, que o verbo esteja no singular).