Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

amolda

3ª pess. sing. pres. ind. de amoldaramoldar
2ª pess. sing. imp. de amoldaramoldar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·mol·dar a·mol·dar

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

1. Ajustar ao molde.

2. Modelar.

3. Conformar, adequar.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...vez mais flexibilizado as regras que disciplinam as trocas de nome, de modo a amoldá -las a uma nova realidade social..

Em Caderno B

...papel desta Justiça especializada apenas em verificar se o caso relatado na impugnação se amolda à causa de inelegibilidade definida na legislação”, destacou..

Em www.noticiadafoto.com.br

Por desvario da humana desconformidade que amolda a Partidocracia, estão neste

Em A Quinta Lusitana

...Sare Antifaxista] El fascismo no ha desaparecido nunca, simplemente cambia de aspecto y se amolda a las circunstancias, porque lo que conocemos como fascismo no es más que otra...

Em Gora Euskal Herria askatuta!

Petição inicial que se amolda aos parâmetros do

Em Jornal Negritude
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Sou assíduo consultor do site da Priberam para dúvidas sobre significação de palavras. Mas não consegui entender a diferença entre as palavras aluguéis e alugueres. Poderiam por favor esclarecer-me?
Aluguéis é a forma do plural do substantivo aluguel. Alugueres é a forma do plural do substantivo aluguer. As duas palavras aluguel e aluguer são sinónimas, sendo a primeira mais usada no português do Brasil e a segunda no português de Portugal.



Será o, já há tanto tempo usado, termo acutilância um estrangeirismo ou um neologismo, à espera de passar todos os crivos da linguística, para entrar nos dicionários? A palavra é de uso corrente, e de significado bem definido, mas não a encontrei em nenhum dicionário. Estranho. Mas eu não sou um linguista. E aguardo a explicação dum entendido.
As palavras acutilância e acutilante não são estrangeirismos, pois formam-se através de regras morfológicas do português, utilizando dois sufixos produtivos: o adjectivo acutilante, que significa "perfurante, incisivo", resulta então da aposição do sufixo -ante ao verbo acutilar e o substantivo acutilância, que significa "qualidade do que é acutilante", resulta da aposição do sufixo -ância ao mesmo verbo. Este verbo, por sua vez, é também formado no português, derivando de cutelo.
pub

Palavra do dia

pas·si·nhar pas·si·nhar


(passinho, diminutivo de passo + -ar)
verbo intransitivo

Dar passos muito pequenos; andar com pequenos passos. = PASSARINHAR, PASSARITAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/amolda [consultado em 01-12-2021]