Significado de ameigara-vo-la

    A forma ameigara-vo-lapode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de ameigarameigar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de ameigarameigar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    ameigarameigar
    ( a·mei·gar

    a·mei·gar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Tratar com meiguice. = ACARINHAR, AMIMAR

    etimologiaOrigem:a- + meigo + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    ameigador | adj. n. m.

    Que ou o que ameiga....


    rafiar | v. tr.

    Tecer; guarnecer de fios....


    ameigar | v. tr.

    Tratar com meiguice....


    meigar | v. tr.

    O mesmo que ameigar....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "ameigara-vo-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se existe registo da palavra "esmandrigado" com o significado de mal arranjado, mal pronto, e como é a real grafia da palavra. Usei-a muito na minha infância na cidade do Porto e ainda a uso. Será uso indevido??


      No vosso conversor para a nova ortografia, e em muitas respostas a dúvidas, utilizam a expressão "português europeu", por oposição a português do Brasil ou português brasileiro. Tenho visto noutros sítios a expressão português luso-africano. Não será mais correcta?