Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

alquilé

alquiléalquilé | n. m.
Será que queria dizer alquile?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

al·qui·lé al·qui·lé


nome masculino

Aluguer (especialmente de cavalgaduras). = ALQUILER

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Rezava assim: «Decididamente, o Romão alquilé , com o seu carão brunido do sol, achamboirado e alegre, a jaleca de...

Em Horas Extraordinárias

...en escuelas y también de modo particular, no debería estar tan ajustada económicamente, aunque alquile ..

Em Entropía (las apostillas)

...alcandor alceiro (levantado, pronto) aldeagante aldemenos (ao menos) alfenim alforjar almargeal almofia alpoldra alquicrete alquilé alveitar alvoriçar (por ‘alvoroçar’) (bravio que nem enxame de abelhas alvoriçado) alvoroto amadorrar

Em Rua das Pretas

Alquilé una casa en Shuafat, pero cada día vengo a ver mi hogar en Sheij...

Em Clipping de Relações Internacionais

...con lo que me sobró de la venta, me acerqué a Vimianzo y le alquilé el famoso 106 GR..

Em orlandocompeticoes.blogspot.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Se se pode dizer que o verbo ser indica uma qualidade ou um estado permanente (ex. Ele é muito doente, O mar é salgado), enquanto o verbo estar indica uma qualidade ou um estado temporário ou pontual (ex. Ele está muito doente, O mar está calmo); qual é o uso de ser e estar em situações geográficas? Devo usar o verbo ser para dizer A escola é atrás da farmácia ou A escola está atrás da farmácia?
Na expressão de localizações geográficas deverão ser usados os verbos ser (ex.: a escola é atrás da farmácia) ou ficar (ex.: a escola fica atrás da farmácia), atendendo à estabilidade ou imobilidade dessa localização. Quando se trata de seres ou coisas móveis, a localização poderá ser feita com o verbo estar (ex.: a carrinha está em frente à porta).

Assim, reiterando o que foi dito nas respostas ser e estar e ser ou estar, o verbo ser implica qualidade ou situação que não depende de determinada(s) circunstância(s), ao contrário de estar, que implica uma eventualidade conhecida do falante.




USO CAPEÃO: é uma figura que se utiliza em direito, em que a pessoa solicita a propriedade de um terreno ou objecto que está na sua posse há bastante tempo mas não tem documento que prove essa posse. A palavra capeão ( ou capião ??) tem o sentido de posse.
À figura jurídica a que se refere dá-se o nome de usucapião (derivado do latim usucapionem), como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.
pub

Palavra do dia

clo·ro·se |ró|clo·ro·se |ró|


(francês chlorose)
nome feminino

1. [Botânica]   [Botânica]  Amarelecimento ou branqueamento patológico das folhas ou de outros tecidos normalmente verdes de uma planta, geralmente por deficiência de nutrição (ex.: clorose matizada).

2. [Medicina]   [Medicina]  Anemia que atinge geralmente mulheres jovens, caracterizada por uma palidez amarelada ou esverdeada e excessiva fraqueza, associada a perturbações menstruais. = CLOREMIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/alquil%C3%A9 [consultado em 29-11-2022]