Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

aljuba

aljubaaljuba | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

al·ju·ba al·ju·ba


(árabe al-jubba, vestido, manto)
nome feminino

1. [Vestuário]   [Vestuário]   [Vestuário]  Vestidura mourica, larga e até aos joelhos.

2. [Vestuário]   [Vestuário]   [Vestuário]  Casaco ou gibão com mangas curtas ou sem mangas.

3. [Vestuário]   [Vestuário]   [Vestuário]  Vestidura usada pelos judeus do século XIV, ornada com uma estrela de seis pontas de cor viva.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Dúvidas linguísticas


Eu gostaria de obter informação sobre a forma plural correta para o termo hora-extra, ou hora extra, que designa horas trabalhadas além do expediente regular do funcionário de uma instituição. A forma correta é horas extra, horas extras ou hora extras?
A grafia correcta é hora extra, sem hífen, e o plural é horas extras.



Se se pode dizer que o verbo ser indica uma qualidade ou um estado permanente (ex. Ele é muito doente, O mar é salgado), enquanto o verbo estar indica uma qualidade ou um estado temporário ou pontual (ex. Ele está muito doente, O mar está calmo); qual é o uso de ser e estar em situações geográficas? Devo usar o verbo ser para dizer A escola é atrás da farmácia ou A escola está atrás da farmácia?
Na expressão de localizações geográficas deverão ser usados os verbos ser (ex.: a escola é atrás da farmácia) ou ficar (ex.: a escola fica atrás da farmácia), atendendo à estabilidade ou imobilidade dessa localização. Quando se trata de seres ou coisas móveis, a localização poderá ser feita com o verbo estar (ex.: a carrinha está em frente à porta).

Assim, reiterando o que foi dito nas respostas ser e estar e ser ou estar, o verbo ser implica qualidade ou situação que não depende de determinada(s) circunstância(s), ao contrário de estar, que implica uma eventualidade conhecida do falante.

pub

Palavra do dia

i·gre·já·ri·o i·gre·já·ri·o


(igreja + -ário)
nome masculino

1. [Pouco usado]   [Pouco usado]  Pequena igreja.

2. Conjunto das igrejas de uma diocese ou circunscrição.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/aljuba [consultado em 09-12-2022]