Significado de alagava-se-mas

    A forma alagava-se-maspode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de alagaralagar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de alagaralagar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    alagaralagar
    ( a·la·gar

    a·la·gar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Cobrir de água; converter em lago.

    2. Afundar.

    3. [Figurado] [Figurado] Irromper em grande quantidade; cobrir (invadindo).

    4. Deitar a perder, estragar.

    verbo pronominal

    5. Ficar coberto de água; molhar-se muito.

    6. [Figurado] [Figurado] Engolfar-se.

    7. Ir ao fundo.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "alagava-se-mas" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    banhado | adj. | n. m.

    Que tomou banho; que se banhou....


    deixa | n. f.

    Ato ou efeito de deixar....


    lagoeiro | n. m.

    Charco (de água pluvial)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "alagava-se-mas" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      A minha dúvida coloca-se na forma aceite pela língua portuguesa para a designação de "site de Internet". Tenho a breve sensação que se escreve "sítio de Internet". Encontrei também a palavra "sitio" sem o acento no primeiro "i". Por isso decidi escrever pedindo a vossa ajuda. Será "site", "sítio" ou ainda "sitio"?