PT
BR
Pesquisar
Definições



agustiniano

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
agustinianoagustiniano
( a·gus·ti·ni·a·no

a·gus·ti·ni·a·no

)


adjectivoadjetivo

1. [Literatura] [Literatura] Relativo a Agustina Bessa-Luís (1922-2019), escritora portuguesa, à sua obra ou ao seu estilo (ex.: ficção agustiniana; texto agustiniano).


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

2. [Literatura] [Literatura] Que ou quem admira ou se dedica ao estudo e à investigação da obra de Agustina Bessa-Luís.

etimologiaOrigem etimológica:Agustina [Bessa-Luís], antropónimo + -iano.
Confrontar: agostiniano, augustiniano.

Palavras vizinhas

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se o verbo vir na frase eu não quero que eles "vão" à festa, está correto e se não qual é a forma correta.
Na frase Eu não quero que eles vão à festa está presente o verbo ir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de cá para lá, ou de um local próximo para um local mais afastado.
Se quiser utilizar o verbo vir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de lá para cá, ou de um local afastado para um local mais próximo de quem fala, deverá utilizar a forma venham.
Em ambos os casos, a frase estará correcta, pois trata-se de formas verbais no presente do conjuntivo (ou presente do subjuntivo, no português do Brasil), por fazer parte de uma oração subordinada completiva ou integrante, que é complemento directo do verbo querer. As duas frases apenas diferem no sentido dado por ser o verbo ir ou o verbo vir.




Gostaria de saber se a palavra real admite duas formas de plural: réis e reais, assim como mel, temos: méis e meles?
Efectivamente a palavra real admite o plural réis (não confundir com reis, plural de rei), mas apenas na acepção de antiga unidade monetária de Portugal e do Brasil. Nas restantes acepções de adjectivo e de substantivo masculino, incluindo a da actual unidade monetária do Brasil, só é admitida a forma plural reais. Não se trata assim de um duplo plural, ao contrário do caso de mel.