Significado de agaloa-vo-las

    A forma agaloa-vo-laspode ser [segunda pessoa singular do imperativo de agaloaragaloar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de agaloaragaloar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    agaloaragaloar
    ( a·ga·lo·ar

    a·ga·lo·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Guarnecer de galões.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "agaloa-vo-las" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    galoado | adj.

    O mesmo que agaloado....


    agaloar | v. tr.

    Guarnecer de galões....


    agaloado | adj.

    Guarnecido de galões....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "agaloa-vo-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Peço auxílio para a composição de palavras com prefixos gregos e latinos. Quando são em justaposição e quando são em aglutinação? Minha dúvida neste momento é com a palavra intra + esclerótico.


      Tenho duas questões a colocar-vos, ambas directamente relacionadas com um programa televisivo sobre língua portuguesa que me impressionou bastante pela superficialidade e facilidade na análise dos problemas da língua. Gostaria de saber então a vossa avisada opinião sobre os seguintes tópicos: 1) no plural da palavra "líder" tem de haver obrigatoriamente a manutenção da qualidade da vogal E? 2) poderá considerar-se que a expressão "prédio em fase de acabamento" é um brasileirismo?