Significado de afinem-se-nos

    A forma afinem-se-nospode ser [terceira pessoa plural do imperativo de afinarafinar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de afinarafinar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    afinarafinar
    ( a·fi·nar

    a·fi·nar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo, intransitivo e pronominal

    1. Tornar ou tornar-se fino ou mais fino. = ADELGAÇAR

    verbo transitivo

    2. Depurar, purificar (ex.: afinar o ouro).

    3. [Música] [Música] Ajustar o tom de (ex.: afinar a voz; afinar uma guitarra). = TEMPERAR

    verbo transitivo e pronominal

    4. [Figurado] [Figurado] Tornar ou tornar-se melhor ou mais perfeito. = APERFEIÇOAR, APRIMORAR, APURAR

    verbo transitivo e intransitivo

    5. [Portugal] [Portugal] Ficar zangado ou irritado com (ex.: afinou com ele por causa do barulho). = IRRITAR-SE, ZANGAR-SE

    etimologiaOrigem:a- + fino + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "afinem-se-nos" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    desafinado | adj.

    Dissonante; desacorde; sem afinação....


    escória | n. f.

    Matérias que se separam dos metais durante a fusão ou a afinação....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "afinem-se-nos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Sou um profissional com formação na área de exatas e, freqüentemente, encontro dificuldades em escolher as preposições certas para determinadas construções. Por exemplo, não sei se em um texto formal diz-se que "o ambiente está a 50oC" ou se "o ambiente está à 50oC". (O uso da crase vem em minha cabeça como se houvesse a palavra feminina temperatura subentendida, como na forma consagrada "sapato à Luís XV", em que a palavra moda fica elíptica). Existem, em nossa língua, dicionários de regência on-line?