Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
afinarafinar | v. tr. | v. intr. | v. pron.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·fi·nar a·fi·nar - ConjugarConjugar
verbo transitivo

1. Tornar fino ou mais fino.

2. Depurar.

3. Temperar (a voz ou o instrumento).

4. [Figurado]   [Figurado]  Aperfeiçoar.

5. Fazer dar o cavaco; irritar.

verbo intransitivo

6. Dar o cavaco; zangar-se.

verbo pronominal

7. Apurar-se.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "afinar" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Visto que não havia artigos definidos ou indefinidos na língua latina, de onde teriam vindo os artigos do português? Melhor perguntando: qual a etimologia dos nossos artigos?
Os artigos definidos e indefinidos portugueses derivam do latim, apesar de nesta língua não existirem artigos tais como os conhecemos em português.

O artigo definido o tem origem no latim illum, -am, acusativo do pronome e determinante demonstrativo ille, -a, -ud (“aquele, aquilo”). Este originou a forma lo, do português arcaico, e as suas flexões, das quais derivam as formas actuais do artigo definido em português.

O artigo indefinido um tem origem no numeral latino unus.




Procuro imediatamente num dicionário e a palavra não é encontrada? Existe alguma razão?
De facto, o advérbio imediatamente não faz parte da nomenclatura de alguns dicionários. A nomenclatura de um dicionário é sempre limitada, e a prova disso é que até o recente Dicionário Houaiss (Círculo de Leitores, 2002), considerado o dicionário de língua portuguesa com a maior nomenclatura, também não o regista. A maioria dos dicionários considera que a definição dos advérbios em -mente, com raras excepções, se depreende facilmente dos adjectivos de que derivam. Desta forma, considera-se que imediatamente poderia ser entendido como de maneira imediata, com as acepções do adjectivo imediato.

Esta é, no entanto, uma questão que escapa à maioria dos utilizadores, e às vezes é difícil depreender os sentidos do advérbio a partir da definição do adjectivo. Neste aspecto, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências/Verbo (2001), parece ser bastante completo, informando o utilizador do dicionário dos vários sentidos em que pode ser utilizado o advérbio. Neste caso específico, o advérbio imediatamente não é apenas um advérbio de modo (= de maneira imediata), mas é também um advérbio de tempo (indica sem demora ou logo a seguir ou no próprio momento) e pode ter nuances semânticas para indicar de modo directo ou automático.

pub

Palavra do dia

me·ri·ta·lo me·ri·ta·lo
(grego merís, -ídos, parte, porção, parcela, divisão, classe + talo)
substantivo masculino

[Botânica]   [Botânica]  Espaço entre dois nós de tronco ou caule. = ENTREJUNTA, ENTRENÓ, INTERNÓDIO

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/afinar [consultado em 19-09-2019]