Significado de adentre-se-lhes

    A forma adentre-se-lhespode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de adentraradentrar], [terceira pessoa singular do imperativo de adentraradentrar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de adentraradentrar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    adentraradentrar
    ( a·den·trar

    a·den·trar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Fazer entrar. = EMPURRAR

    2. Penetrar em. = ENTRAR

    etimologiaOrigem:a- + dentro + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    adentro | adv.

    Interiormente; para dentro....


    fundo | adj. | adv. | n. m. | n. m. pl.

    Que tem grande profundidade....


    Portas adentro da povoação, dentro das muralhas....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "adentre-se-lhes" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Se se pode dizer que o verbo ser indica uma qualidade ou um estado permanente (ex. Ele é muito doente, O mar é salgado), enquanto o verbo estar indica uma qualidade ou um estado temporário ou pontual (ex. Ele está muito doente, O mar está calmo), qual é o uso de ser e estar em situações geográficas? Devo usar o verbo ser para dizer A escola é atrás da farmácia ou A escola está atrás da farmácia?