Significado de adeja-se-lhe

    A forma adeja-se-lhepode ser [segunda pessoa singular do imperativo de adejaradejar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de adejaradejar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    adejaradejar
    ( a·de·jar

    a·de·jar

    )
    Conjugação:unipessoal.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Bater as asas. = ESVOAÇAR, VOAR

    2. [Figurado] [Figurado] Estar presente. = PAIRAR

    verbo transitivo e intransitivo

    3. Mover ou agitar (ex.: adejar os braços).

    verbo transitivo

    4. Tocar ou passar de leve. = AFLORAR, PERPASSAR

    etimologiaOrigem:etimologia duvidosa.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    adejo | n. m.

    Ato de adejar....


    voejo | n. m.

    Ato de voejar; adejo....


    avoejo | n. m.

    Desenho fantástico em cerâmica ou charão....


    alear | v. intr.

    Bater as asas....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "adeja-se-lhe" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho dúvidas quanto ao significado do termo "desalargar" dado pelo dicionário. Não sou nenhum especialista na língua portuguesa, mas penso que desalargar não significa "alargar, tornar mais largo". Para mim, faz mais sentido o oposto, até porque o prefixo deste verbo ("des-"), tanto quanto sei, nega o verbo alargar; ou estou enganado?


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?