Significado de acerejava-no-los

    A forma acerejava-no-lospode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de acerejaracerejar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de acerejaracerejar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    acerejaracerejar
    ( a·ce·re·jar

    a·ce·re·jar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    1. Tornar ou ficar cor semelhante à da cereja madura. = AVERMELHAR

    2. Provocar enrubescimento ou ficar com a cara avermelhada, geralmente devido a constrangimento, timidez ou vergonha. = CORAR, ENRUBESCER, RUBORIZAR

    etimologiaOrigem:a- + cereja + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    groselha | n. f. | adj. 2 g.

    Baga vermelha que é o fruto de groselheira....


    Espécie de ameixa redonda, de cor acerejada, maculada de azul....


    acerejar | v. tr. e pron.

    Tornar ou ficar cor semelhante à da cereja madura....


    acerejado | adj.

    Que se assemelha à cereja....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "acerejava-no-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber qual ou quais destas frases é que estão correctas a nível da colocação das vírgulas: A - O João prometeu que saía connosco e quando chegou o dia cumpriu o prometido. B - O João prometeu que saía connosco e , quando chegou o dia combinado cumpriu a promessa. C - O João prometeu que saía connosco e, quando chegou o dia combinado, cumpriu a promessa.


      A minha dúvida é a seguinte: o singular, em português claro, da palavra "sandwich" é sande ou sandes. Esta dúvida deve-se ao facto de que algumas pessoas usarem "sande" e outras usarem "sandes"! Na minha opinião, o singular será "sande". Espero não estar enganado! Sei que não é uma dúvida que irá salvar a Humanidade mas gostava de que me esclarecessem!