PT
BR
Pesquisar
Definições



aceita

A forma aceitapode ser [feminino singular de aceitoaceito], [feminino singular particípio passado de aceitaraceitar], [segunda pessoa singular do imperativo de aceitaraceitar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de aceitaraceitar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
aceitoaceito
( a·cei·to

a·cei·to

)


adjectivoadjetivo

1. Que se aceitou. = ACEITADO

2. Que tem autorização. = ADMITIDO, PERMITIDO

3. Que tem aceitação. = BENQUISTO

etimologiaOrigem etimológica:latim acceptus, -a, -um, particípio passado de accipio, -ere, tomar para si, receber, aceitar.

Ver também resposta à dúvida: aceitado, aceite e aceito.
aceitaraceitar
( a·cei·tar

a·cei·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:abundante.


verbo transitivo

1. Receber o que é oferecido.

2. Estar conforme com.

3. Admitir.

4. Receber com agrado.

5. Obrigar-se a pagar (uma letra).

etimologiaOrigem etimológica:latim accepto, -are, aceitar, receber.

aceitaaceita

Auxiliares de tradução

Traduzir "aceita" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como se diz: existe diferenças significativas ou existem diferenças significativas entre duas populações?
O verbo existir é intransitivo e deve concordar com o sujeito, que, na frase em apreço, corresponde a um plural (diferenças significativas). Por este motivo, a frase correcta será existem diferenças significativas.

Esta hesitação em efectuar a concordância do verbo existir com o seu sujeito deriva provavelmente do facto de este verbo ser sinónimo, em algumas acepções, do verbo haver, que, neste sentido, é impessoal, isto é, não tem sujeito e deve sempre ser conjugado na terceira pessoa do singular (ex.: há diferenças significativas).




O grau superlativo absoluto sintético de sábio é sapientíssimo? É que também existe o adjectivo sapiente, daí a minha dúvida...
O adjectivo sapientíssimo é superlativo absoluto sintético irregular de sábio e superlativo absoluto regular de sapiente. Este fenómeno acontece também noutros casos, como por exemplo em amaríssimo, superlativo de amargo e de amaro; beneficentíssimo, superlativo de benéfico e de beneficente; credibilíssimo, superlativo de crível e de credível; grandiloquentíssimo, superlativo de grandíloquo e de grandiloquente; magnificentíssimo, superlativo de magnífico e de magnificente; malevolentíssimo, superlativo de malévolo e de malevolente ou meritíssimo, superlativo de merecedor e de meritório.