PT
BR
Pesquisar
Definições



acedermos

A forma acedermospode ser [primeira pessoa plural do futuro do conjuntivo de acederaceder] ou [primeira pessoa plural infinitivo flexionado de acederaceder].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
acederaceder
|ê| |ê|
( a·ce·der

a·ce·der

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

1. Dizer que sim; estar de acordo. = ANUIR, CONFORMAR-SE


verbo transitivo

2. Ter ou obter acesso a (ex.: aceder a um espaço; aceder a um computador).

etimologiaOrigem etimológica:latim accedo, -ere, ir para, aproximar-se.

Auxiliares de tradução

Traduzir "acedermos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Não será a palavra revivalismo portuguesa? Porque não existe no dicionário? Será um estrangeirismo? Mas quantos não foram já "absorvidos" por tão correntes no português escrito e falado?
A palavra revivalismo, apesar de não se encontrar na nomenclatura do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, encontra-se registada noutros dicionários de língua portuguesa como, por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, Lisboa, 2001). Deriva da palavra inglesa revivalism e refere-se ao ressurgimento de ideias, modas ou tendências que fizeram parte do passado.



Gostaria de saber se o verbo vir na frase eu não quero que eles "vão" à festa, está correto e se não qual é a forma correta.
Na frase Eu não quero que eles vão à festa está presente o verbo ir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de cá para lá, ou de um local próximo para um local mais afastado.
Se quiser utilizar o verbo vir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de lá para cá, ou de um local afastado para um local mais próximo de quem fala, deverá utilizar a forma venham.
Em ambos os casos, a frase estará correcta, pois trata-se de formas verbais no presente do conjuntivo (ou presente do subjuntivo, no português do Brasil), por fazer parte de uma oração subordinada completiva ou integrante, que é complemento directo do verbo querer. As duas frases apenas diferem no sentido dado por ser o verbo ir ou o verbo vir.