Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

aceder

acederaceder | v. tr. e intr. | v. tr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·ce·der |ê|a·ce·der |ê|

- ConjugarConjugar

(latim accedo, -ere, ir para, aproximar-se)
verbo transitivo e intransitivo

1. Dizer que sim; estar de acordo. = ANUIR, CONFORMAR-SE

verbo transitivo

2. Ter ou obter acesso a (ex.: aceder a um espaço; aceder a um computador).

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "aceder" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Podem aceder e ver a já imensa informação existente relativa ao músico, a parte de Peste...

Em Billy-News

...não conseguir entender exatamente como o bónus de um determinado casino funciona, é recomendável aceder a sessão de FAQ da

Em Not

não podiam exercer o comércio sem o consentimento do marido, nem aceder às carreiras da magistratura, diplomática ou militar..

Em a peida é um regalo ... do nariz a gente trata

Relutante, e face à insistência, o homem acaba por aceder ..

Em Fonte do Lavra

...ligado Os LinkBuds foram criados com um design único de anel aberto e permitem-lhe aceder ao mundo exterior sempre que quiser, sem comprometer a sua experiência de audição..

Em www.appsdoandroid.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".




A palavra entreolhares pode ser um substantivo?
O uso de verbos como substantivos insere-se num processo de formação de palavras denominado pelos gramáticos de “derivação imprópria”, pelo qual se formam palavras novas apenas pela mudança da sua categoria gramatical e sem alteração da sua forma.

Sendo assim, o uso de “entreolhar” como substantivo é perfeitamente possível, sendo até bastante frequente em textos de língua portuguesa, como poderá verificar realizando uma pesquisa na Internet.

pub

Palavra do dia

o·nus·to o·nus·to


(latim onustus, -a, -um)
adjectivo
adjetivo

Que está muito cheio ou carregado (ex.: coração onusto de gratidão; pomar onusto; prosa onusta de fantasia). = REPLETO, SOBRECARREGADO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/aceder [consultado em 17-05-2022]