Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

multiutilizador

multiutilizadormultiutilizador | adj. 2 g. 2 núm.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

mul·ti·u·ti·li·za·dor |ô|mul·ti·u·ti·li·za·dor |ô|


(multi- + utilizador)
adjectivo de dois géneros e de dois números
adjetivo de dois géneros e de dois números

Que pode ser acedido ou utilizado por vários utilizadores. = MULTIUSUÁRIOMONOUTILIZADOR, MONOUSUÁRIO

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Isto resulta num maior desempenho Wi-Fi, especialmente porque o MU-MIMO (MIMO multiutilizador ) também faz parte do pacote..

Em www.appsdoandroid.com

O MIMO Bidirecional Multiutilizador tira partido da tecnologia

Em www.appsdoandroid.com

...tempo (airtime fairness) asseguram uma receção Wi-Fi estável e rápida, e graças ao MIMO multiutilizador , vários dispositivos terminais Wi-Fi podem ser ligados simultaneamente à Internet rápida..

Em www.appsdoandroid.com

Traz a funcionalidade multiutilizador e o Google Family Link, que permite aos pais controlar os conteúdos e aplicações...

Em www.appsdoandroid.com

...de duas portas LAN gigabit, estes adaptadores oferecem Wi-Fi extremamente estável com tecnologia MIMO multiutilizador para suporte simultâneo de múltiplos dispositivos..

Em www.appsdoandroid.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como se escreve: quere-la ou querêla?
As grafias quere-la, querê-la e querela são formas parónimas, isto é, formas diferentes com grafia e som semelhantes.

As formas quere-la e querê-la correspondem a formas verbais do verbo querer seguidas do clítico a, na forma -la (o pronome clítico -a assume a forma -la quando a forma verbal que o precede termina em -r, -s ou -z); quere-la pode transcrever-se foneticamente ['k3rilá] e corresponde à segunda pessoa do presente do indicativo (ex.: tu queres a sopa? = quere-la?), enquanto querê-la pode transcrever-se foneticamente [ki'relá] e corresponde ao infinitivo (ex.: para alcançares alguma coisa, tens de querê-la muito).

A grafia querela pode transcrever-se foneticamente [ki'r3lá] e corresponde a um substantivo feminino, cujo significado poderá consultar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.




Se digo "o formando", quando designo um indivíduo que está em processo de formação, poderei dizer "o associando" para designar um indivíduo que está em processo de adesão a uma associação?
Apesar de não se encontrar registada em nenhum dicionário consultado, a palavra associando encontra-se bem formada, com a junção do sufixo -ando ao verbo associar. Este sufixo é produtivo em português na formação de substantivos que designam pessoas que estão em determinado processo (ex.: educando = pessoa no processo de se educar; formando = pessoa no processo de se formar), pelo que não se pode apontar nenhuma incorrecção à palavra associando para designar a pessoa no processo de se associar (ex.: o associando aguarda a conclusão do processo de candidatura).
pub

Palavra do dia

mi·o·clo·ni·a mi·o·clo·ni·a


(mio- + grego klónos, -ou, movimento confuso, agitação + -ia)
nome feminino

[Medicina]   [Medicina]  Contracção muscular rápida e involuntária de um ou de vários músculos, geralmente repetida com intervalos variáveis. = MIOCLONISMO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/multiutilizador [consultado em 13-08-2022]