Significado de aboqueja-se-me

    A forma aboqueja-se-mepode ser [segunda pessoa singular do imperativo de aboquejaraboquejar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de aboquejaraboquejar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    aboquejaraboquejar
    ( a·bo·que·jar

    a·bo·que·jar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Abocanhar.

    2. Insinuar uma coisa, dá-la a entender.

    etimologiaOrigem:a- + boquejar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    aboquejo | n. m. | n. m. pl.

    O ato de aboquejar....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "aboqueja-se-me" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Sobre a conjugação do verbo ‘trazer’, no futuro do indicativo, tenho a seguinte dúvida:
      (1) Trar-se-ão a Portugal.
      ou
      (2) Trazer-se-ão a Portugal.
      Será que a primeira hipótese está correcta? Não consigo encontrar qualquer tipo de referência, no entanto surge-me intuitivamente.


      Aqui temos um bairro muito tradicional chamado Pampulha, cujo nome remete a um bairro lisboeta, também chamado Pampulha ou Pampulhosa, na freguesia de Santos, segundo algumas enciclopédias (Portuguesa e Brasileira e outras). Gostaria de contar com sua ajuda para saber a origem desta palavra, se é de origem latina (relativa a pamphilli - família imperial romana), se tem origem árabe ou se é do português arcaico (pam - pão).