PT
BR
Pesquisar
Definições



abnegação

A forma abnegaçãopode ser [derivação feminino singular de abnegarabnegar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
abnegaçãoabnegação
( ab·ne·ga·ção

ab·ne·ga·ção

)


nome feminino

Renúncia espontânea do interesse, da vontade, da conveniência própria.

etimologiaOrigem etimológica: latim abnegatio, -onis, recusa, contestação.
abnegarabnegar
( ab·ne·gar

ab·ne·gar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

Renunciar (por abnegação).

etimologiaOrigem etimológica: latim abnego, -are, recusar, negar, renunciar.
abnegaçãoabnegação

Auxiliares de tradução

Traduzir "abnegação" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho uma séria dúvida em relação à palavra logotipo. Gostaria de saber exactamente como se escreve, com acento ou sem acento: logotipo ou logótipo. No vosso dicionário aparece logótipo.
A forma esdrúxula ou proparoxítona (logótipo) é mais correcta, uma vez que o elemento de formação -tipo (do gr. týpos ‘marca, símbolo’) pressupõe a formação de palavras esdrúxulas e não graves (ex.: estereótipo, fotótipo). Apesar disso, a variante grave (logotipo) é bastante usual hoje em dia, pelo que já é registada em alguns dicionários de língua portuguesa actuais, sendo no entanto considerada menos correcta que a forma esdrúxula (logótipo).



Gostaria que me esclarecessem acerca da leitura da palavra austero. Na 2ª sílaba dever-se-á ler como uma vogal aberta ou fechada? Ainda que a palavra em questão não contenha qualquer acento, qual a forma de leitura: áustero ou austéro?
O adjectivo austero é uma palavra grave, isto é, tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (austero) e a pronúncia da vogal desta sílaba deverá ser e aberto (idêntico ao e da palavra ). Se esta palavra fosse esdrúxula, isto é, acentuada na antepenúltima sílaba, teria de apresentar acento gráfico (*áustero; o asterisco indica incorrecção ortográfica), como todas as palavras esdrúxulas do português (ex.: antídoto, cálice, cómico, técnico, telúrico).