PT
BR
Pesquisar
Definições



abarracardes

A forma abarracardespode ser [segunda pessoa plural do futuro do conjuntivo de abarracarabarracar] ou [segunda pessoa plural infinitivo flexionado de abarracarabarracar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
abarracarabarracar
( a·bar·ra·car

a·bar·ra·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Dar a forma de barraca a.

2. Construir barracas em.

3. Alojar em barracas.


verbo intransitivo e pronominal

4. Alojar-se em barraca ou barracas.

etimologiaOrigem etimológica:a- + barraca + -ar.


Dúvidas linguísticas



Como se pronuncia xenofobia? É xenofobia ou zenofobia?
O x- de xenofobia pronuncia-se ch, como na palavra chave, pois esta é a pronúncia em português para a letra X em início de palavra (ex.: xadrez, xenofobia, xisto, xô). São raros os casos em que a letra x se pronuncia [z] e estes casos correspondem a um contexto intervocálico em algumas palavras começadas por e- (ex.: exagerar, exemplo, existir, exótico, exuberante) ou nos seus derivados (ex.: coexistir, inexacto, preexistir, reexaminar, sobreexaltar [ou sobre-exaltar, segundo o Acordo Ortográfico de 1990 - ver Base XVI, 1.º, alínea b)]).



Gostaria de saber se se deve escrever: subestabelecer ou substabelecer.
Os dicionários de língua portuguesa registam na sua maioria a forma substabelecer, deixando de parte a variante subestabelecer. No entanto, e apesar de a forma substabelecer dever ser considerada preferencial por ser a que se encontra atestada em dicionários e vocabulários de língua portuguesa, a variante gráfica subestabelecer não pode ser considerada errada, porque segue o padrão de outras palavras com registo nos dicionários, como subespaço, subestação ou subestimar, estando mesmo inserida no extenso e actualizado Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.