PT
BR
Pesquisar
Definições



Soneca

A forma Sonecapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de sonecarsonecar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de sonecarsonecar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sonecasoneca
|é| |é|
( so·ne·ca

so·ne·ca

)


nome feminino

1. [Informal] [Informal] Sono de curta duração. = RAPOSEIRA

2. [Informal] [Informal] Disposição para o sono; vontade de dormir. = SONOLÊNCIA

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: SONEIRA

etimologiaOrigem etimológica:sono + -eca.
sonecarsonecar
|nè| |nè|
( so·ne·car

so·ne·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. [Informal] [Informal] Dormir pouco tempo ou com um sono leve. = DORMITAR

2. [Informal] [Informal] Cabecear com sono. = ESCADELECER, TOSCANEJAR

etimologiaOrigem etimológica:soneca + -ar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "Soneca" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como é a grafia correta das palavras horti-fruti e tutti-frutti?
A palavra hortifrúti é um regionalismo brasileiro e corresponde à redução do adjectivo hortifrutigranjeiro, ou seja, “que é relativo a produtos da horta, do pomar ou da granja”. Esta palavra está atestada no Dicionário Houaiss e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras e deve ser acentuada graficamente no u, pois termina em i e, se não fosse acentuada, ler-se-ia *hortifrutí (o asterisco indica incorrecção).

Tutti frutti é uma locução italiana (não uma palavra hifenizada) que desempenha função substantiva (ex.: gelado de tutti frutti) ou adjectiva (ex.: sumo tutti frutti); significa literalmente “todos os frutos” e designa uma mistura de vários frutos ou de vários aromas de frutos.




Como deverá ser: vice-diretores ou vices-diretores?
Vice- é um elemento de formação que indica "que substitui" ou "que está abaixo" (ex.: vice-presidente, vice-campeão) e não admite flexão (ex.: vice-presidentes, vice-campeões). Este elemento, segundos os textos que regulam a ortografia (tanto no português europeu como no português do Brasil, e tanto antes como depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990), deverá sempre estar ligado por hífen à palavra seguinte. Por vezes, a palavra vice é usada como redução de palavras que contêm o elemento vice- (ex.: o director estava ausente e foi representado pelo vice[-director]), correspondendo nesse caso a um substantivo que admite flexão (ex.: o director estava ausente e foi representado por um dos vices).