Significado de silvares-no-los

    A forma silvares-no-lospode ser [masculino plural de silvarsilvar], [segunda pessoa singular do futuro do conjuntivo de silvarsilvar] ou [segunda pessoa singular infinitivo flexionado de silvarsilvar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    silvarsilvar
    ( sil·var

    sil·var

    )
    Conjugação:unipessoal.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    Assoprar produzindo um som agudo prolongado. = ASSOBIAR, SIBILAR

    etimologiaOrigem:latim sibilo, -are, assobiar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "silvares-no-los" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    rubiforme | adj. 2 g.

    Que tem a forma de framboesa ou de amora da silva....


    conjuração | n. f.

    Compromisso solenemente contraído entre vários indivíduos contra um governo constituído ou as instituições vigentes....


    silvado | n. m. | adj.

    Moita de silvas....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "silvares-no-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber a pronúncia correta da palavra bocaina (talvez seja de origem indígena/brasileira). Seria "bocáina" ou "bocâina"?


      Tenho duas questões a colocar-vos, ambas directamente relacionadas com um programa televisivo sobre língua portuguesa que me impressionou bastante pela superficialidade e facilidade na análise dos problemas da língua. Gostaria de saber então a vossa avisada opinião sobre os seguintes tópicos: 1) no plural da palavra "líder" tem de haver obrigatoriamente a manutenção da qualidade da vogal E? 2) poderá considerar-se que a expressão "prédio em fase de acabamento" é um brasileirismo?