Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
romrom | adj. 2 g. 2 núm. s. 2 g. 2 núm.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

rom |ró-m|
(palavra romani)
adjectivo de dois géneros e dois números e nome de dois géneros e dois números
adjetivo de dois géneros e dois números e nome de dois géneros e dois números

Que ou quem pertence a um grupo cigano (ex.: comunidade rom; minoria rom; estuda a língua dos rom).

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Como se abrevia a palavra "Reverendíssimo"?
A palavra Reverendíssimo é uma forma de tratamento dirigida habitualmente a dignidades eclesiásticas (ex.: Reverendíssimo Senhor Bispo, Sua Excelência Reverendíssima) e abrevia-se usualmente em Rev.mo, Rev.ma, apesar de ser frequente a utilização das abreviaturas Rev.mo, Rev.ma, sobretudo quando não é possível colocar a última parte da abreviatura superior à linha.

Esta abreviatura, como a maioria das formas de tratamento que utilizam um superlativo absoluto sintético, é composta pela parte inicial da palavra e pela terminação do sufixo do superlativo (-mo, -ma), normalmente sobreposta (ex.: Dig.mo [ Ministro, Dig.ma [ Bastonária, Em.mo [ Cardeal, Em.ma [ Excelência, Il.mo [ Senhor, Il.ma [ Procuradora, Ser.mo [Rei, Sua Alteza Ser.ma [



Qual o termo correcto: quotidiano ou cotidiano?
Tal como no caso de catorze/quatorze, não existe nenhuma diferença de significado entre quotidiano e cotidiano, apenas uma diferença de adequação ortográfica à realização fonética dessas palavras (a sílaba quo- de quotidiano pronuncia-se como a primeira sílaba de quórum e a sílaba co- de cotidiano pronuncia-se como a primeira sílaba de cola). Esta variação já existia no latim entre as formas quotidianus, -a, -um e cottidianus, -a, -um, de onde derivam quotidiano e cotidiano, respectivamente. Acresce o facto de quotidiano ser a forma mais usada em Portugal e cotidiano a mais usada no Brasil, como atestam pesquisas em motores de busca da Internet.

O mesmo fenómeno de variação está patente nos pares quociente/cociente, quota/cota, quota-parte/cota-parte ou quotizar/cotizar, por exemplo.

pub

Palavra do dia

nai·ra nai·ra
(inglês naira, alteração de Nigeria, topónimo [Nigéria])
nome feminino

[Economia]   [Economia]  Unidade monetária da Nigéria (código: NGN).

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/Rom [consultado em 01-10-2020]