PT
BR
Pesquisar
Definições



Revolução

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
revoluçãorevolução
( re·vo·lu·ção

re·vo·lu·ção

)


nome feminino

1. [Astronomia] [Astronomia] Marcha circular de um corpo celeste no espaço, em torno de um outro.

2. [Astronomia] [Astronomia] Período de tempo que os corpos celestes empregam em percorrer a sua órbita.

3. [Física] [Física] Movimento de um móbil que percorre uma curva fechada.

4. [Geometria] [Geometria] Movimento suposto de um plano em volta de um dos seus lados, para gerar um sólido.

5. [Mecânica] [Mecânica] Giro completo do eixo de um motor ou de qualquer peça em movimento giratório.

6. [Figurado] [Figurado] Resistência, geralmente violenta, contra a autoridade ou a ordem de coisas estabelecida. = REBELIÃO, REVOLTA, SUBLEVAÇÃO

7. Mudança brusca e violenta na estrutura económica, social ou política de um Estado (ex.: a Revolução Francesa).

8. Reforma, transformação, mudança completa.

9. Perturbação moral, indignação, agitação.

10. Náusea, repulsa, nojo.

11. Modificação em qualquer ramo do conhecimento ou pensamento (ex.: revolução literária).


revolução cultural

[História] [História]  Processo revolucionário chinês desenvolvido por Mao Tsé-Tung entre 1966 e 1976. (Geralmente com inicial maiúscula.)

revolução de Abril

[História] [História]  O mesmo que revolução do 25 de Abril. (Geralmente com inicial maiúscula.)

revolução de Outubro

[História] [História]  O mesmo que revolução russa. (Geralmente com inicial maiúscula.)

revolução do 25 de Abril

[História] [História]  Revolta militar protagonizada pelo Movimento das Forças Armadas em 1974, que conduziu ao derrube do governo de Marcelo Caetano e criou condições para a implantação de um regime democrático em Portugal. (Geralmente com inicial maiúscula.)

revolução dos cravos

[História] [História]  O mesmo que revolução do 25 de Abril. (Geralmente com inicial maiúscula.)

revolução francesa

[História] [História]  Processo revolucionário iniciado em 1789, que pôs fim ao Antigo Regime em França, com o lema "liberdade, igualdade e fraternidade".

revolução industrial

[História] [História]  Conjunto de transformações ocorridas em Inglaterra na segunda metade do século XVIII, com diversas inovações tecnológicas que originaram uma industrialização progressiva, o aparecimento de grandes unidades industriais e as consequentes alterações económicas, sociais, culturais e ambientais.

revolução russa

[História] [História]  Período de conflitos desencadeados em 1917 pelo Partido Bolchevique liderado por Lenine, que levou à queda do regime dos czares e à fundação da União Soviética. (Geralmente com inicial maiúscula.)

revolução sideral

[Astronomia] [Astronomia]  Retorno de um astro ao mesmo ponto do céu.

etimologiaOrigem etimológica:latim revolutio, -onis.

RevoluçãoRevolução

Auxiliares de tradução

Traduzir "Revolução" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual seria a pronúncia correta de besta (animal quadrúpede) e beste (arma para arremessar setas) ? A pronúncia seria a mesma?
As formas besta (animal quadrúpede) e besta [não beste, como refere] (arma para arremessar setas) são homógrafas, i. e., escrevem-se da mesma forma mas têm pronúncias diferentes: besta (arma) pronuncia-se com /é/ (bésta) e besta (quadrúpede) pronuncia-se com /ê/ (bêsta).



A minha dúvida coloca-se na forma aceite pela língua portuguesa para a designação de "site de Internet". Tenho a breve sensação que se escreve "sítio de Internet". Encontrei também a palavra "sitio" sem o acento no primeiro "i". Por isso decidi escrever pedindo a vossa ajuda. Será "site", "sítio" ou ainda "sitio"?
A questão levantada coloca um problema, recorrente nos utilizadores e nos dicionários de língua portuguesa, que diz respeito à utilização ou adaptação de estrangeirismos.

O substantivo site é um neologismo com largo curso em português para designar uma ‘página ou conjunto de páginas disponível na Internet e acessível através de um computador ou de outro dispositivo electrónico’. Esta palavra já se encontra averbada em vários dicionários de língua portuguesa.

A utilização da palavra sítio em substituição do estrangeirismo site começa a ser mais usual hoje em dia e, apesar de encontrar ainda alguma resistência nos falantes, já está registada nos mais recentes dicionários de português europeu, nomeadamente no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa (2001), no Dicionário Houaiss (2002) e no Grande Dicionário Língua Portuguesa da Porto Editora (2004); nestes dicionários, a forma site é remissiva para a acepção de informática da palavra sítio.

Um dos motivos de alguma resistência dos falantes ao uso de sítio em vez de site é a polissemia desta palavra, que pode gerar enunciados ambíguos ou pouco claros (ex.: pode encontrar mais informação no nosso sítio; o sítio foi renovado), o que origina muitas vezes a necessidade de utilizar a locução sítio da internet (ex.: pode encontrar mais informação no nosso sítio da internet; o sítio da Internet foi renovado).

Nenhuma das formas é incorrecta e a escolha de utilização de uma ou outra forma cabe sempre ao utilizador da língua; no caso de optar pela forma site, deverá utilizar o itálico como forma de assinalar que se trata de um estrangeirismo.

O uso da forma sitio (sem acento) em sitio da Internet é um erro ortográfico que deve ser corrigido, pois sitio corresponde apenas à forma da primeira pessoa do presente do indicativo do verbo sitiar.