PT
BR
Pesquisar
Definições



Raiz

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
raizraiz
|a-í| |a-í|
( ra·iz

ra·iz

)


nome feminino

1. [Botânica] [Botânica] Parte inferior das plantas, que geralmente cresce na direcção contrária à do crescimento do caule, com que elas se fixam ao solo e com que dele extraem água e sais minerais. = ESTIRPE

2. Parte inferior de algo. = BASE

3. Parte oculta, enterrada ou fixada noutra coisa.

4. [Anatomia] [Anatomia] Qualquer extremidade anatómica implantada num tecido ou num órgão (ex.: raiz do cabelo; raiz dos dentes; raiz das unhas).

5. [Anatomia] [Anatomia] Parte de um membro que está mais próxima do tronco (ex.: raiz do braço).

6. [Gramática] [Gramática] Parte de uma palavra que mantém sua significação básica e à qual se podem juntar afixos e desinências para formar flexões ou derivações. = RADICAL

7. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Segmento nuclear mínimo e irredutível que é comum às palavras da mesma família (ex.: as palavras elucidar, lucerna, lucidez, luz e translúcido têm a mesma raiz luc-).

8. Vínculo ou ligação moral (ex.: mudou de país e criou raízes).

9. Causa, origem ou fundamento de alguma coisa (ex.: queria descobrir a raiz do problema).

10. [Figurado] [Figurado] Princípio, germe.

11. [Matemática] [Matemática] Número ou expressão algébrica, que multiplicado por si mesmo o número de vezes indicado no índice do radical, tem como resultado o radicando (ex.: o símbolo ∜ indica a raiz quarta ou de ordem 4; cálculo de raízes exactas e não exactas).

12. [Matemática] [Matemática] Valor de uma variável ou incógnita que torna a equação numa proposição verdadeira (ex.: calcular as raízes de uma equação de 2.º grau). = SOLUÇÃO


à raiz da carne

Junto ou ao rés da pele.

até à raiz dos cabelos

[Informal, Figurado] [Informal, Figurado] Até não poder mais (ex.: corou até à raiz dos cabelos). = ATÉ AOS CABELOS, COMPLETAMENTE, INTEIRAMENTE, TOTALMENTE

raiz cúbica

[Matemática] [Matemática]  Número ou expressão algébrica que, elevado ao cubo, produz aquele número (símbolo: ∛) [ex.: 3 é raiz cúbica de 27 porque 33=27, ou seja ∛27=3].

raiz da unha

[Anatomia] [Anatomia]  Parte da cabeça do dedo onde a unha se encrava e adere. = SABUGO

raiz quadrada

[Matemática] [Matemática]  Número ou expressão algébrica que, multiplicado por si mesmo, produz aquele número (símbolo: √) [ex.: 3 é raiz quadrada de 9 porque 32=9, ou seja √9=3].

vistoPlural: raízes.
etimologiaOrigem etimológica:latim radix, -icis.
iconPlural: raízes.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:raizada, raizame.
Ver também resposta à dúvida: acentuação de raiz, raízes e país.

Auxiliares de tradução

Traduzir "Raiz" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Gostaria de saber porque é que que o verbo miar, e outros que indicam o modo de comunicação de animais irracionais, só se conjuga na 3ª pessoa. E assim sendo, a frase "Quando tu mias assim fico contente" teria um erro ortográfico? Não se pode falar em discurso directo com um animal? Não se pode reproduzir um diálogo (miado) entre gatos, escrevendo "Tu mias muito bem, mas não me alegras".
Os verbos referentes às vozes dos animais são geralmente considerados unipessoais pelas gramáticas tradicionais, isto é, são apresentados como tendo flexões apenas na 3.ª pessoa, quer do singular quer do plural (mia, miam, miava, miavam, etc.). No entanto, existem obras, como o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Lisboa, Círculo de Leitores, 2002) ou o Dicionário dos Verbos Portugueses (Porto, Porto Editora, s. d.), que apresentam verbos como miar conjugados em todas as pessoas e tempos, uma vez que podem, em sentido figurado ou em contextos específicos, ser utilizados segundo o paradigma dos verbos regulares.