Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

RN

RNRN | sigla
RnRn | símb.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

RN RN 2


sigla

Sigla do estado brasileiro do Rio Grande do Norte.


Rn Rn 1


símbolo

[Química]   [Química]  Símbolo químico do rádon.

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...informa que os atrasos acima de trinta dias estão acarretando severos problemas com os fornecedores, empregados e prestadores de serviços..

Em www.blogrsj.com

...Com a presença do secretário estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape/ RN ), Guilherme Saldanha, o Governo do RN e a Associação de Criadores do Rio...

Em www.blogrsj.com

- Clínica Life Clínica Life - Clínica médica inscrita no CREMERS sob CRM n °10.186. Direção Técnica: Dr. Manuel R . Crossetti, Vice Direção Técnica: Dr. Leonardo Franc o.

Em www.rafaelnemitz.com

Enzo Fernández;;

Em O INDEFECTÍVEL

Sul. Conforme a publicação na página 36 do Diário Oficial n . 10.944, a banca examinadora será o Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultura e Assistência Nacional). O extrato tem valor de R $ 3.101.500,00. Ainda não há previsão de publicação do edital. Os concursos públicos são para

Em Caderno B
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostava de saber se está correcta a repetição da preposição pelo na formulação a seguir: No quadro do seu périplo pelo Ruanda, pelo Burundi, pela RD Congo e pela Tanzânia, o fulano vai encontrar-se com o sicrano.
Não há nenhuma incorrecção na repetição da contracção pelo/pela na frase que refere. Pelo contrário, alguns gramáticos recomendam inclusivamente que, numa enumeração de substantivos, se for utilizado o artigo definido antes do primeiro, devem ser utilizados artigos definidos antes dos restantes substantivos (cf. CUNHA e CINTRA, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: João Sá da Costa, 14ª ed., 1998, p.235). Isto aplica-se nesta frase, pois pelo/pela são contracções da preposição por com os artigos definidos o/a.



É com espanto que vejo que na conjugação do verbo haver aparecer a forma houveram. Sempre aprendi que a 3.ª pessoa do plural do pretérito perfeito não existe. Podem-me explicar se é moda nova?!
A flexão do verbo haver varia consoante o seu emprego. Assim, quando este é empregue como verbo principal, com os sentidos de “existir” (em 1.a), de "ter decorrido" (em 2.a) e de “acontecer” (em 3.a), ele é impessoal, i.e., utiliza-se apenas na 3.ª pessoa do singular. Daí a má formação das frases 1.b), 2.b) e 3.b), assinaladas com asterisco (*):

1. a) Houve muitos deputados investigados.
b) * Houveram muitos deputados investigados.

2. a) Havia duas horas que estava à espera.
b) * Haviam duas horas que estava à espera.

3. a) Na semana passada houve muitos acidentes.
b) * Na semana passada houveram muitos acidentes.

Quando é empregue como verbo principal com outros sentidos que não os de "existir", "ter decorrido" ou "acontecer", é flexionado em todas as pessoas:

4. a) Os organizadores do colóquio houveram por bem encomendar uma sondagem. [achar, considerar]
b) E que bem se houveram os portugueses no confronto! [avir-se]

O verbo haver emprega-se ainda como auxiliar em tempos compostos, sendo também flexionado em todas as pessoas:

5. As encomendas haviam sido entregues.

Como se pode ver pelas frases 4-5, a 3.ª pessoa do plural do pretérito perfeito do verbo haver existe, pelo que o conjugador deve incluí-la, não podendo é ser utilizada nos casos em que o verbo é impessoal.

pub

Palavra do dia

me·lo·fi·li·a me·lo·fi·li·a


(melo- + -filia)
nome feminino

Gosto pela música. = MELOMANIA, MUSICOFILIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/RN [consultado em 01-10-2022]