PT
BR
Pesquisar
Definições



RIA-A

A forma RIA-Apode ser [feminino singular de riaria], [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de rirrir], [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de rirrir], [terceira pessoa singular do imperativo de rirrir], [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de rirrir] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de rirrir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
rirrir
Conjugação:irregular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo e pronominal

1. Manifestar o riso.

2. Mostrar alegria ou divertimento. = SORRIR

3. Causar alegria.

4. [Popular] [Popular] Fender-se, rasgar-se.


verbo transitivo

5. Achar graça a (ex.: rio-me sempre das histórias dele).

6. Fazer troça de ou gozar com. = CHALACEAR, ESCARNECER, GOZAR, GRACEJAR, ZOMBAR

etimologiaOrigem etimológica:latim rideo, -ere.

riaria
( ri·a

ri·a

)
Imagem

Pequeno braço de mar que, em forma de baía, penetra no interior da costa.


nome feminino

1. Pequeno braço de mar que, em forma de baía, penetra no interior da costa.Imagem

2. Espécie de albufeira.

RIA-ARIA-A

Auxiliares de tradução

Traduzir "RIA-A" para: Espanhol Francês Inglês

Palavras vizinhas



Dúvidas linguísticas



Por que NATO e não OTAN?
Não há nenhum motivo linguístico para preferir a sigla NATO (nome oficial da organização e sigla de North Atlantic Treaty Organization) à sigla OTAN (de Organização do Tratado do Atlântico Norte). A designação OTAN não é geralmente utilizada nos meios de comunicação social, razão pela qual a forma NATO se deve ter tornado a mais vulgarizada. O facto de ser um acrónimo fácil de pronunciar também poderá ter ajudado a que NATO seja a forma mais divulgada.

Por essa mesma razão, o acrónimo ONU (Organização das Nações Unidas) foi preferido em relação ao acrónimo inglês UN (sigla oficial da organização United Nations), uma vez que esta sigla não permite a sua pronúncia como uma palavra de formação regular no português.




Gostaria de saber qual é a maior palavra da língua portuguesa.
As línguas vivas são capazes de produzir, sem limitações, palavras novas. Não é muito normal haver palavras excessivamente longas, mas elas também acontecem, principalmente com neologismos. Quando pertinente, essas palavras são registadas por dicionários e outras obras de referência que as atestam. Aparentemente (isto é falível), a maior palavra registada num dicionário de português é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, no Dicionário Houaiss. Este adjectivo é relativo a uma doença pulmonar chamada pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. A produtividade da língua é demonstrada no facto de este adjectivo, como outros, poder potencialmente formar um advérbio de modo em -mente, cuja forma seria ainda maior do que aquela registada naquele dicionário: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconioticamente.