Significado de recurvara-no-lo

    A forma recurvara-no-lopode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de recurvarrecurvar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de recurvarrecurvar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    recurvarrecurvar
    ( re·cur·var

    re·cur·var

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Curvar novamente.

    2. Encurvar pela extremidade; inclinar.

    etimologiaOrigem:latim recurvo, -are.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    adunco | adj.

    Em forma de garra....


    hamígero | adj.

    Que tem pelos recurvados em forma de anzol....


    recurvo | adj.

    Recurvado; torcido....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "recurvara-no-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Este bar não tem serviço de mesas. Os utentes que as utilizar devem deixá-las limpas como gostariam de as encontrar.
      Nesta frase as utilizar está bem empregue ou devo escrever as utilizarem? Acho que utilizarem não soa muito bem. Além disso, obrigaria também a escrever as encontrarem, o que soaria ainda pior.


      A descrição de "cigano" no Dicionário Priberam, entre outras coisas, diz que os ciganos são trapaceiros. Isto não devia ser revisto por ser preconceituoso?
      Um dicionário deve ter palavras e sentidos que podem insultar ou ofender? Além de "cigano", palavras como "galego", "monhé", "judeu", "preto", "fufa" ou "paneleiro"?