PT
BR
Pesquisar
Definições



RÉGULO

Será que queria dizer REGULO?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
régulorégulo
( ré·gu·lo

ré·gu·lo

)


nome masculino

1. Pequeno ou jovem rei. = REIZETE

2. Rei de um pequeno estado.

3. Chefe ou rei de um pequeno território considerado bárbaro ou semibárbaro.

4. Chefe ou líder que tem muito poder numa região pequena.

5. [Astronomia] [Astronomia] Estrela da constelação do Leão. (Com inicial maiúscula.)

6. [Antigo] [Antigo] [Química] [Química] Parte que se considerava mais pura, mais fixa e mais pesada de um metal ou mineral.

etimologiaOrigem etimológica:latim regulus, -i, rei jovem, rei de um pequeno estado.

RÉGULORÉGULO

Auxiliares de tradução

Traduzir "RÉGULO" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.




Se seis meses é um semestre, como se designam cinco meses?
Tal como é referido na resposta quinquimestral, o prefixo de origem latina quinqui- (que indica a noção de “cinco”) é bastante produtivo, sendo possível formar a palavra quinquimestre para designar um período de cinco meses. Esta palavra não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas a sua formação respeita as regras morfológicas da língua portuguesa.