Significado de pipilavam-no-los

    A forma pipilavam-no-losé [terceira pessoa plural do pretérito imperfeito do indicativo de pipilarpipilar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    pipilarpipilar
    ( pi·pi·lar

    pi·pi·lar

    )
    Conjugação:unipessoal.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e intransitivo

    1. Emitir pios ou pipilos (a ave).

    2. Produzir som imitante à voz das aves.

    nome masculino

    3. Som agudo característico de algumas aves.

    = SinónimoSinônimo geral: PIAR, PIPIAR, PIPITAR

    etimologiaOrigem:latim pipilo, -are, chilrear, piar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "pipilavam-no-los" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    pipilante | adj. 2 g.

    Que emite pios; que pipila (ex.: voz pipilante)....


    pipilo | n. m.

    Ato de pipilar; som agudo emitido por algumas aves....


    jacutinga | n. f.

    Designação dada a várias aves galináceas do género Pipile, encontradas no Brasil, de plumagem negra e barbela vermelha....


    pipiar | v. intr. | n. m.

    Emitir pios, pipios (a ave)....


    pipilar | v. tr. e intr. | n. m.

    Emitir pios ou pipilos (a ave)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "pipilavam-no-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?


      Como fiz à [sic] pouco tempo um exame fiquei com algumas dúvidas em algumas questões e o pior é que às pessoas que pergunto ninguém me sabe dar uma resposta concreta.
      1) Tendo em conta a questão linguística a frase: Numa democracia, a educação não pode ser um previlégio das elites. -Está correcta. -está incorrecta.
      2) Na frase: "faz o trabalho comigo", comigo é: - complemento directo. - complemento indirecto. - complemento circunstancial.
      3) Qual é a frase que indica correctamente que alguém teve um encontro quando era uma hora? - Encontrei-o à uma hora. - Encontrei-o há uma hora. - Encontrei-o por volta da uma hora.
      4) Palatalização é um fenómeno fonético de : - queda de sons - transformação de sons - adição de sons
      5) Identifique a frase incorrecta: - O António trouxe-te o livro? - Touxes-te os livros que te pedi? - Trouxemos os livros do António? - Como não podia com os livros o António trouxe-mos.
      6) Quantos erros identifica neste texto: Soube-se que a venda de livros baixou. Na verdade, lê-se muito pouco e escreve-se ainda menos. Se se escrevesse e lesse mais, a cultura seria mais sólida e os cidadãos mais intrevenientes. - um erro - dois erros - três erros - quatro erros
      7) Identifique a frase em que se verifica um erro de sintaxe? - Não lhe trataram como merecia. - Não lhe deram a devida atenção. - Não lhe trouxeram o que pediu. - Não lhe fizeram qualquer pergunta.