PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

xistos

xistento | adj.

Que diz respeito a xisto....


xistóide | adj. 2 g.

Que tem vestígios ou aparências de textura xistosa (rocha)....


xistarca | n. m.

Instrutor responsável pelos exercícios gímnicos executados num xisto ou galeria coberta, na Grécia antiga....


xistro | n. m.

Instrumento para raspar o tártaro dos dentes....


ampelite | n. f.

Espécie de xisto argiloso que se usou no tratamento da vinha....


estela | n. f.

Coluna monolítica ou pedra comemorativa destinada a ter uma inscrição (ex.: estela de xisto; estela funerária)....


piçarra | n. f.

Terra misturada com areia e pedras....


xisto | n. m.

Galeria coberta, entre os gregos, para exercícios ginásticos no Inverno; ginásio de atletas....


esquisto | n. m.

Nome geral das rochas, de textura folheada ou em camadas, que se podem dividir em lâminas, como a ardósia....


ampelito | n. m.

Espécie de xisto argiloso que se usou no tratamento da vinha....


melanterite | n. f.

Xisto negro com que se pode desenhar....


xisto | n. m.

Nome geral das rochas, de textura folheada ou em camadas, que se podem dividir em lâminas, como a ardósia....


grauvaque | n. m.

Rocha sedimentar constituída por fragmentos de rochas como quartzo, feldspato, mica ou xisto ligados por cimento natural silicioso, silicoargiloso ou calcário....


grauvaca | n. f.

Rocha sedimentar constituída por fragmentos de rochas como quartzo, feldspato, mica ou xisto ligados por cimento natural silicioso, silicoargiloso ou calcário....


Relativo a ou quem contém grauvaque (ex.: formação grauváquica; xisto grauváquico)....


xistoso | adj.

Da natureza do xisto....



Dúvidas linguísticas



Seríssimo ou seriíssimo?
Ambas as formas seríssimo e seriíssimo podem ser consideradas correctas como superlativo absoluto sintético do adjectivo sério.

O superlativo absoluto sintético simples, isto é, o grau do adjectivo que exprime, através de uma só palavra, o elevado grau de determinado atributo, forma-se pela junção do sufixo -íssimo ao adjectivo (ex.: altíssimo).

No caso de grande número de adjectivos terminados em -eio e em -io, a forma gerada apresenta geralmente dois ii, um pertencente ao adjectivo, o outro ao sufixo (ex.: cheiíssimo, feiíssimo, maciíssimo, vadiíssimo).

Há alguns adjectivos, porém, como sério, que podem gerar duas formas de superlativo absoluto sintético: seriíssimo ou seríssimo. No entanto, como é referido por Celso Cunha e Lindley Cintra na sua Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998, p. 260), parece haver uma maior aceitação das formas com apenas um i: “Em lugar das formas superlativas seriíssimo, necessariíssimo e outras semelhantes, a língua actual prefere seríssimo, necessaríssimo, com um só i”. O mesmo sucede com necessário, ordinário, precário ou sumário, por exemplo.




Qual é a ortografia correcta para esta antiga república soviética: Bielorússia, Bielorrússia ou Bielorúsia?
Das três hipóteses apresentadas, a forma correcta é Bielorrússia, pois as consoantes duplas -rr- e -ss- são, em contexto intervocálico, a grafia que se adequa à pronúncia Bielo[R]ú[s]ia.

Relativamente a este topónimo, ou ao seu gentílico (bielorrusso, como poderá verificar no Dicionário Priberam), pode eventualmente colocar-se ainda o problema da divergência na grafia entre a norma portuguesa e a norma brasileira do português, uma vez que a tradição lexicográfica registava formas diferentes: Bielorrússia e bielorrusso na norma portuguesa e Bielo-Rússia e bielo-russo na norma brasileira até à publicação do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras, em 2009. Saliente-se que esta foi uma opção da publicação do VOLP e não da aplicação do Acordo Ortográfico e 1990, que é omisso nesta matéria.

Adicionalmente, deve referir-se que nos meios de comunicação brasileiros é maioritário o uso do topónimo Belarus, em vez de Bielorrússia, ainda que seja maioritário o uso do gentílico bielorrusso, em detrimento do gentílico belarusso (registado apenas no Dicionário Houaiss).


Ver todas