Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

Pesquisa por "vórtice" nas definições

ciclónico | adj.
    Relativo a ciclone (ex.: ventos ciclónicos; vórtice ciclónico)....

vórtice | n. m.
    Movimento rápido e forte de um fluido em volta de eixo ou espiral....

vorticidade | n. f.
    Grandeza usada para quantificar a rotação de um fluido....

vórtex | n. m. 2 núm.
    Movimento rápido e forte de um fluido em volta de eixo ou espiral....

Dúvidas linguísticas


É correcto usar a expressão às páginas tantas?
A locução a páginas tantas surge registada em vários dicionários de língua portuguesa, inclusive no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, na entrada página. O uso da crase nesta locução (às páginas tantas) é relativamente usual, a julgar pelo número de ocorrências em corpora e motores de pesquisa da Internet e, apesar de a locução apenas se encontrar dicionarizada sem a crase, não pode ser considerada incorrecta, uma vez que a contracção à é comum antes de substantivos femininos.



Fui informado que na última edição do Dicionário Aurélio foi incluída a palavra autopeças, que pelo corretor ortográfico deve ser escrita auto peças. Autopeças ou auto peças; qual a forma correta? E sendo correta autopeças, porque também não deveria ser incluída a palavra motopeças, que é o estabelecimento comercial que vende peças para motos?
A palavra autopeça (autopeças é o plural) não tem curso em Portugal. O dicionário Aurélio - Século XXI e, mais recentemente, o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa registam-na, pois os seus redactores consideraram-na pertinente; o mesmo parece não ter acontecido com motopeça, que não tem igualmente curso em Portugal e parece ser, no Brasil, o nome de uma empresa, não correspondendo a um nome comum.

O corrector ortográfico sugere a separação das duas palavras por não reconhecer a palavra como uma só, colocando a hipótese de ter faltado um espaço na sua digitação.

Palavra do dia

es·pon·só·ri·o es·pon·só·ri·o


(latim sponso, -are, casar + -ório)
nome masculino

1. Promessa de casamento recíproca e solene entre noivos.

2. Cerimónia de casamento.


SinónimoSinônimo Geral: DESPONSÓRIO, DESPOSÓRIO, ESPONSAIS, ESPONSÁLIAS

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/Pesquisar/v%C3%B3rtice [consultado em 13-06-2021]